Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Secom

Prefeitura de Cabedelo realiza ação do Dezembro Vermelho com testagem rápida para IST’s e distribuição de preservativos  

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio da Vigilância em Saúde, realizou, nesta quarta-feira (14), uma ação de testagem para HIV em alusão ao Dezembro Vermelho, mês voltado para uma mobilização nacional de luta contra o vírus HIV, a AIDS e outras IST’s (infecções sexualmente transmissíveis). O evento, que aconteceu ao lado da […]

14/12/2022 12h01 Atualizado há 2 meses atrás

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio da Vigilância em Saúde, realizou, nesta quarta-feira (14), uma ação de testagem para HIV em alusão ao Dezembro Vermelho, mês voltado para uma mobilização nacional de luta contra o vírus HIV, a AIDS e outras IST’s (infecções sexualmente transmissíveis).

O evento, que aconteceu ao lado da Secretaria de Educação, contou com a distribuição de preservativo, gel lubrificante, material educativo e informativo e teste para HIV.

Durante a ação foram realizados 13 testes, todos com resultado negativo. Nos últimos 5 anos, em Cabedelo, foram registrados 52 casos positivos, o que corresponde a uma média anual de 10 casos.

Além desta ação, os testes para HIV, Sífilis e Hepatites B e C estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família, no Serviço de Assistência Especializada (SAE) e, para mulheres no momento do parto, no Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa.

Em caso de diagnóstico positivo para HIV, o paciente é encaminhado para o SAE, que funciona no prédio da Policlínica, onde receberá toda assistência ambulatorial e Terapia Antirretroviral (TARV). No caso de diagnóstico em gestantes, estas são encaminhadas ao SAE do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa e, após o parto, seguem acompanhadas no próprio município.

Além disso, a Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio de recursos próprios, oferece fórmula infantil às crianças filhas de mães portadoras do HIV até os 6 meses de vida, já que estas não podem ser amamentadas.

“É sempre importante ofertar à população a realização do teste de HIV em ações e eventos fora das instituições de saúde, devido à resistência ou preconceito relacionado ao vírus. O HIV é um vírus silencioso, daí a importância das medidas de prevenção e da realização dos testes”, destacou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Julia Vaz.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade