Prefeitura de Cabedelo realiza atividades especiais em alusão ao Dia Municipal da Pessoa com Deficiência

Data é celebrada nesta terça-feira, dia 8, e contou com evento esportivo na praia do Miramar

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) realizou, nesta terça-feira (8), um Festival Esportivo para marcar o Dia Municipal de Inclusão Social das Pessoas com Deficiência – 8 de novembro.

A ação foi promovida pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), em parceria com as Secretarias de Assistência Social (Semas) – através da Coordenação de Inclusão Social –, e integra o calendário da Semana da Inclusão na cidade, que ainda prevê atividades lúdicas na quinta-feira (10).

As atividades da semana especial tiveram início com o hasteamento inclusivo dos pavilhões nacional, estadual e municipal conduzido por pessoas com deficiência, na Praça do Marinheiro.

Logo em seguida, a programação continuou na Praia do Miramar, sob o comando dos profissionais da Sejel, com o apoio do corpo técnico das demais Secretarias. Por lá, aconteceram circuitos esportivos, brincadeiras e diversas atividades lúdicas envolvendo as pessoas com deficiência do município e dezenas de alunos de escolas municipais que também foram incentivar a prática esportiva inclusiva.

Na quinta-feira (10), as atividades em alusão à data acontecem a partir das 9h na Quadra da Campina da Vila, e serão voltadas para o público de pessoas com deficiência que participam dos programas sociais da Secretaria de Assistência Social (Semas). No local, está programada uma manhã inteira de lazer com camas elásticas e brinquedos infláveis.

“Esse é um evento importantíssimo, pois o esporte é vida e atrai as pessoas para perto umas das outras. Recebemos as pessoas com deficiência em atividades que eles tiveram a oportunidade de socialização. Isso demonstra que o esporte é essencial na vida de qualquer ser humano, possui um papel preponderante e precisa ser cada vez mais inclusivo. Esse olhar diferenciado é uma característica da atual gestão e essa luta pelas pessoas com deficiência é encampada pelas Secretarias municipais, como nesse evento que em parceria com Assistência Social e Educação. Que a população nos cobrem para estarmos sempre presentes nesta luta”, pontuou Maurício.

Desde 2013, Cabedelo comemora o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência – 8 de novembro. A data, criada através da Lei n°1.628/2013, consolidou o pioneirismo e a vocação de Cabedelo para a causa da inclusão social, através da promoção da dignidade.

De acordo com dados das operações estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – Censo 2010), o município de Cabedelo possui mais de 17 mil pessoas com deficiência. E a Coordenação da Pessoa com Deficiência, atualmente vinculada à Semas, possui o cadastro de aproximadamente quinhentas dessas pessoas.

“Me feliz e honrada em poder representar esse público e estar a frente da Coordenação e também do Conselho da Pessoa com Deficiência. Só temos a agradecer a atual gestão pelo olhar diferenciado por esta causa. É uma gestão que pensa de forma inclusiva e tem sensibilidade com as dificuldades enfrentadas pela pessoa com deficiência “, destacou a  coordenadora do setor da Pessoa com Deficiência, Gabrielle Soares.

Quem também participou do hasteamento dos pavilhões e mandou seu recado foi o jovem cadeirante Jovanio Lucena, morador do Centro da cidade e paratleta da seleção regional de basquete em cadeira de rodas.

“Esse é um dia para as pessoas se conscientizarem e respeitarem quem tem deficiência e as diferenças de cada um. Enfrentamos vários desafios no dia a dia, principalmente relacionados à acessibilidade, mas é importante que as pessoas com deficiência saiam de casa para mudarem o mundo ou, pelo menos, a forma que as pessoas pensam”, afirmou o paratleta de basquete, que recentemente também foi campeão brasileiro da terceira divisão pelo time da AAPD.

Assistência – Atualmente, a Semas conta 435 usuários cadastrados na Coordenação da Pessoa com Deficiência. A PMC presta assistência no transporte intermunicipal para todos os atendimentos especializados na Funad, HU, Clínicas de Fisioterapia e Instituto dos Cegos. Além disso, oferece projeto como a Equoterapia e SurfEscola, além de parceria com o Instituto Revertendo o Autismo (IRA).

A Coordenação conta com uma equipe formada por coordenador, assistente social, cuidadores, facilitador de esporte e intérprete de Libras, que promovem atividades de Educação Física, recreativas e de dança. O espaço também atua no cadastro de pessoas com deficiência no município; visitas sociais; orientações e encaminhamentos sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC) e benefícios eventuais.

Para realizar o cadastro junto à PMC, é necessário apenas a apresentação de documentos pessoais (RG, CPG), comprovante de residência, Laudo e cartão do SUS, foto 3X4, declaração do lugar do atendimento especializado e NIS.

A sede da Coordenação de Inclusão Social está localizada na própria Secretaria de Assistência Social (Semas), situada na rua Heitor Gusmão, 21, Centro, Cabedelo-PB. O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3250.3168.

Compartilhar