Prefeitura de Cabedelo realiza I Seminário Municipal do Centro de Referência da Assistência Social

O encontro reuniu cerca de 100 profissionais para discutir questões relativas à intersetorialidade no campo das politicas sociais

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Assistência Social de Cabedelo (Semas) realizou, nesta quarta-feira (31), o I Seminário Municipal do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). O encontro, destinado aos profissionais da assistência, da saúde e da educação, aconteceu na Faculdade IESP e reuniu cerca de 100 profissionais para discutir a intersetorialidade entre as respectivas politicas e do sistema de garantia de direitos.

Sob o tema “Demandas sociais e políticas públicas na sociedade contemporânea”, o seminário teve como objetivo discutir a conjuntura atual no que se refere às políticas públicas vigentes, o acesso do cidadão e a atuação dos profissionais na garantia do acesso aos direitos garantidos. Também foram discutidas temáticas relativas às demandas emergentes ou resultantes da atual conjuntura nacional.

“É muito importante quando conseguimos juntar profissionais da educação, da saúde e da assistência para que o conhecimento de cada setor faça com que possamos crescer. O objetivo da gestão é ver as politicas públicas sendo corretamente aplicadas e garantindo às nossas crianças, aos nossos adolescentes e a quem delas necessitam o acesso e o atendimento correto. Ocasiões como essa servem para que possamos nos avaliar e avançar no sentido de continuar cumprindo o nosso papel”, declarou a secretária da Assistência, Cynthia Denize Cordeiro.

A programação do Seminário incluiu as palestras da psicóloga Dayse Catão Ramalho, sobre o tema “Assistência Social e Saúde”; da professora do Curso de Serviço Social (UFPB) Aline Maria Batista Machado, sobre o tema “Assistência Social e Educação”. Já o secretário executivo da Rede Margaridas pró Crianças e adolescentes (Remar), Lorenzo Delaini, falou sobre o “Sistema de Garantia de Direitos”.

“Buscamos com essa realização a capacitação não só para os nossos serviços, mas também para as demais políticas setoriais. É importante destacar a importância de discussão de temas tão relevantes como as demandas sociais e as politicas públicas na sociedade contemporânea. Neste momento, é muito importante falar da intersetorialidade eficiente e eficaz entre as políticas, pois quando esse trabalho é realmente integrado só traz ganhos para a população”, destacou o secretário adjunto da Assistência, Ricardo Vasconcelos.

“O principal ingrediente desse seminário é o conhecimento. Reunimos hoje profissionais locais e de outras cidades, com foco na capacitação que, com certeza, só vai contribuir para aperfeiçoamento dos serviços, na sua oferta, com influência direta sobre as políticas setoriais e na garantia dos direitos”, completou  a coordenadora do Cras, Verônica Borba.

Compartilhar