Prefeitura de Cabedelo realiza mais uma ação do Projeto de Coleta Seletiva do município no bairro do Poço

Iniciativa faz parte do processo de construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Cabedelo

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), realizou, nesta terça-feira (01), no Poço,  mais uma ação relativa ao Projeto Piloto de Coleta Seletiva para o bairro.

O Projeto Piloto faz parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que tem como objetivo implantar o sistema de coleta seletiva no município.

O evento contou com um Pit Stop em frente à Escola Municipal Maria Miranda Burity, com o objetivo de promover a divulgação sobre a natureza do projeto, distribuição de lixocar e indicação de um Qrcode, por meio do qual os moradores terão acesso a uma cartilha informativa sobre coleta seletiva. A ação contou com o apoio dos gestores e alunos da escola.

O processo de conscientização para o engajamento da população no processo contará ainda com a distribuição de sacolas plásticas nos domicílios e orientações sobre a triagem de recicláveis. Além disso, o projeto prevê a participação ativa dos catadores ligados à cooperativa do município, para o recolhimento do material coletado.

PMGIRS – O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), começou a ser elaborado, em março deste ano, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre os órgãos municipais e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Cabedelo.

O desenvolvimento do PMGIRS permitirá ao municipio uma reflexão sobre as alternativas de futuro, com a elaboração de cenários referenciais para o planejamento no horizonte dos próximos 20 anos, refletindo nas expectativas favoráveis e desfavoráveis para aspectos como crescimento populacional; intensidade de geração de resíduos; mudança no perfil dos resíduos; incorporação de novos procedimentos; novas capacidades gerenciais na destinação correta dos resíduos urbanos.

O PMGIRS atende à Lei Federal nº 12.305/2010, e às Leis nº 11.445/2007, 9.974/2000, e 9.966/2000, bem como às normas estabelecidas pelos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).

Compartilhar