Prefeitura de Cabedelo realiza Semana Municipal de Prevenção de Acidentes  de Trabalho

Iniciativa marcou a passagem do Dia Nacional de Prevenção dos Acidentes do Trabalho, 27 de julho

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Administração (SEAD), realizou, nesta sexta-feira (29), o encerramento da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes  de Trabalho. A semana foi uma alusão ao Dia Nacional de Prevenção dos Acidentes do Trabalho – 27 de julho – e comemoração dos 50 anos de criação do Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho (SESMT) no Brasil.

A solenidade de encerramento do evento aconteceu no auditório do Uniesp e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o prefeito Vitor Hugo; a Procuradora Chefe do Trabalho, Andressa Ribeiro; e os secretários municipais de Administração, Nilda Batista, e da Saúde, Murilo Suassuna. Na ocasião, foi apresentado o  SESMT do município e proferida a palestra com o tema “Saúde Mental”, ministrada pela Juíza do Trabalho (TRT/PB), Mirella Cahú.

O evento foi uma iniciativa do SESMT do município e teve, entre outros objetivos, apresentar aos diversos setores da municipalidade os serviços promovidos pelo órgão em prol da segurança física e psicológica dos servidores.

“Cabedelo é a única cidade na região metropolitana que conta com uma equipe de SESMT completa, portanto também nos tornamos referência nesse setor, dado ao número de atividades que vimos desenvolvendo. A criação deste setor sempre foi um tema primordial para a gestão, pois traz a concepção de valorizar os servidores municipais dando condições dignas de trabalho e redução de doenças ocupacionais”, destacou o prefeito Vitor Hugo.

Criado em 2018, o SESMT vem se estruturando e se fortalecendo para servir e garantir a prevenção e a saúde dos servidores.

“Quero primeiramente parabenizar a gestão de Cabedelo por essa iniciativa tão importante para a sociedade em geral, não só para a parcela que compõe o ambiente de trabalho. Enquanto representante do MPT gostaria de ressaltar essa importância, pois vivemos em um país onde o descuido com a saúde e a segurança do trabalhador é imenso. Então, ver iniciativas como essa, que levam a sociedade à conscientização sobre a necessidade de ter um ambiente de trabalho saudável e de manter a higidez física e mental de todos os trabalhadores, independente do setor e área em que atuem, é muito louvável. Precisamos ainda de um longo trabalho para mudar o padrão cultural no Brasil, que ainda é de esperar ocorrer algum dano para tentar se resolver; e é preciso investir na prevenção. Vemos que Cabedelo está seguindo essa linha”, comentou a Procuradora Chefe do Trabalho, Andressa Ribeiro.

Atividades – A semana teve início na quarta-feira (27), com uma reunião na Casa do Alemão, dirigida a secretários e adjuntos da PMC, em foi realizada uma apresentação sobre o setor, suas bases fundamentais e atribuições junto aos diversos setores da administração municipal e aos servidores.

Na quinta-feira (28), foi realizada uma palestra sobre “A prevenção em serviços de poda”, com a gerente da Vigilância em Saúde do Trabalhador de Cabedelo, Josânia Firmo e com o Técnico em Segurança do Trabalho, Nivaldo Barbosa. Na ocasião também foi entregue o protocolo e procedimentos dos serviços de podas no município, elaborado em parceria com a Vigilância em Saúde, Semapa, Defesa Civil, Seinfra e empresas terceirizadas.

“Esta semana representa um marco importante para o serviço, pois é uma forma de torná-lo conhecido e abrir a possibilidade de ser demandado em alguma ocorrência ou situação que represente risco à saúde individual ou coletiva dentro da PMC”, ressaltou a secretária de Administração de Cabedelo, Nilda Batista.

SESMT/Cabedelo – O Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho de Cabedelo foi criado por meio da Portaria Nº 3.962, assinada pelo prefeito Vitor Hugo Castelliano, em 19 de setembro de 2018, com a “finalidade de promover de forma contínua a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho”.

Entre as atribuições do setor estão informar aos gestores públicos, através de parecer técnico, sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-los sobre as medidas de eliminação. Medida que se estende aos servidores, que devem ser informados sobre os riscos da sua atividade, bem como as medidas de eliminação e neutralização.

Cabe ao órgão elaborar e implementar Entre os Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Controle de Saúde e Medicina Ocupacional (PCSMO), Laudo Técnico de Condições Ambientais (LTCAT), Perfil profissiográfico previdenciário (PPP), Atestados de Saúde Ocupacional (ASO’s), Laudos das condições de insalubridade.

A equipe técnica do SESMT é composta atualmente pelo engenheiro em Segurança do Trabalho, Wenderson Gouveia; técnico em Segurança do Trabalho, Nivaldo Barbosa; pelos médicos do trabalho, Dra. Ana Flávia Moreira e Dr. Carlos Vasconcelos; pelas enfermeiras do Trabalho, Thiana Lícia e Elisete Pimentel e pela técnica em Enfermagem do Trabalho, Angelica Diniz. O setor também conta com a participação do médico psiquiatra Dr. Hercules Gomes e do técnico operacional Augusto Bruno Rodrigues.

Ao longo de sua existência, o SESMT tem desenvolvido ações de natureza protocolar como a emissão de PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), Avaliação e Elaboração de Laudos de Insalubridade e Periculosidade (LTCAT); e campanhas Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama, de Prevenção ao Suicídio, de Prevenção ao Câncer de Próstata e, especialmente, durante a Pandemia, o acompanhamento dos processos para afastamento de servidores pertencentes ao grupo de risco para o COVID-19.

Compartilhar