Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Equipe SOGO

Prefeitura entrega incentivo inédito de R$ 30 mil às quadrilhas juninas de Cabedelo

“Quando o mês de junho chegar, eu vou, eu vou me esfarrear…”.  A letra dessa cantiga prevê a chegada do mês de junho para começar a dançar forró. Mas, este ano, os cabedelenses nem precisaram esperar tanto para entrar de vez no clima junino que já tomou a cidade. Na noite deste sábado (26), a Prefeitura Municipal […]

27/05/2018 12h23 Atualizado há 2 anos atrás

“Quando o mês de junho chegar, eu vou, eu vou me esfarrear…”.  A letra dessa cantiga prevê a chegada do mês de junho para começar a dançar forró. Mas, este ano, os cabedelenses nem precisaram esperar tanto para entrar de vez no clima junino que já tomou a cidade. Na noite deste sábado (26), a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), apoiou a realização do I Encontro de Quadrilhas Juninas promovido pela União das Quadrilhas Juninas de Cabedelo (Uniquaju).

O evento, que aconteceu no Quadra de Campina da Vila, reuniu, além das três quadrilhas juninas da cidade – Luar da Ilha, do bairro de Camboinha; Macambira, do bairro de Camalaú; e Viana, do Centro –  grupos que vieram de outros municípios prestigiar a festa, que foi marcada pelo anúncio de investimento no valor total de R$ 30 mil para as quadrilhas locais, o maior já concedido em toda a história junina da cidade.

A iniciativa da Uniquaju em realizar o Encontro contou, desde o começo, com o apoio da PMC, que cedeu a estrutura de sonorização, ornamentação e tendas para praça de alimentação, além de garantir todo o apoio logístico das Secretarias de Cultura, Comunicação, Mobilidade Urbana e Segurança.

“É uma grande satisfação poder ver essa quadra lotada com tantas famílias, pois este é o propósito que o Poder Público tem quando apoia este tipo de evento. Luar da Ilha, Viana e Macambira são as quadrilhas que representarão a nossa cidade este ano, e nós temos o compromisso e um imenso prazer de investir nesses grupos. Quero ver Cabedelo brilhar, se destacando nos festivais e competições, pois o trabalho por elas apresentado é riquíssimo”, afirmou o prefeito ao anunciar o apoio financeiro e realizar a entrega simbólica dos cheques, que poderão ser descontados já nesta segunda-feira (28), na Secretaria de Finanças.

O secretário de Cultura Igobergh Bernardo também destacou o incentivo de concedido pela PMC e ressaltou a união do movimento cultural junino.

“Esse evento foi muito importante porque conseguimos incentivar a união do movimento cultural junino, pois temos mais de 200 cabedelenses envolvidos nesses grupos que caminhavam de forma independente e sem integração alguma. Com relação ao incentivo financeiro que está sendo concedido, elaboramos um edital interno junto ao setor financeiro da Prefeitura, no qual os representantes das quadrilhas realizaram suas inscrições e tudo transcorreu de forma muito responsável, chegando a esse resultado da maior quantia já concedida às quadrilhas juninas na história de Cabedelo”.

Pela primeira vez, o incentivo financeiro concedido às quadrilhas juninas em Cabedelo será entregue um mês antes do período de festa. Os representantes dos grupos comentaram sobre o encontro e o sobre apoio da PMC.

“Em nome da Junina Viana agradeço à Prefeitura de Cabedelo por todo esse apoio. Nessa quadra já fizemos vários encontros, porém, pela primeira vez, tivemos a honra de unir as quadrilhas de Cabedelo. Vamos mostrar que aqui na nossa cidade tem quadrilha”, afirmou Socorrão Viana, representante da junina Viana, que tem 24 anos de atividade na cidade e este ano apresentará o tema: “Neste inferno sertão, somos todos Lampião?”.

“A Luar voltou para ficar. Graças a Deus, e com a ajuda da Prefeitura, conseguimos juntar as três quadrilhas para fortalecer nosso trabalho e poder representar a nossa cidade”, comemorou Jeymmison Gomes, representante da junina Luar da Ilha, do bairro de Camboinha, que existe há 12 anos e, após um período de inatividade, este ano está de volta, trazendo o tema “Meia noite do espantalho. Em uma noite de luar, surge o mais belo milho, chamada Milhará”.

“É uma satisfação imensa saber que a Prefeitura está trabalhando de forma mais organizada para atender aos nossos grupos. Somente em receber essa ajuda de custo de forma antecipada já nos ajuda bastante, pois temos muitas despesas. Quero parabenizar a Prefeitura que vem trabalhando pelo fortalecimento da nossa Cultura”, finalizou Mônica Costa, representante da Junina Macambira que, após um período de inatividade, completa, em 2018, 19 anos e apresentará o tema “A festança nordestina”.

Juninas participantes – Participaram do encontro, além das três quadrilhas juninas supracitadas, as juninas de João Pessoa: Sanfona Branca (Mangabeira), Lampião (Mangabeira), Xote e Baião (Costa e Silva), Flor de Mandacaru (Mandacaru) e Lageiro Seco (Róger). Também estiveram presentes as representantes das cidades de Bayeux, Kaçulinha e Dona Xita; e do Conde, Raio de Luar.

      

 

 

Secom Cabedelo 

 


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade