A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Saúde (Sescab), entregou, nesta quinta-feira (30), 113 tablets a Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Os equipamentos fazem parte da política de tecnologia em saúde adotada pela gestão municipal, através do Prontuário Eletrônico Cidadão (PEC).
O software, que já está em funcionamento em 18 Unidades de Saúde da Família (USF), armazena todas as informações clínicas e administrativas do paciente, informatizando, agilizando e otimizando o atendimento ao cidadão.
“A partir de agora, a Saúde de Cabedelo está trabalhando com eficiência. Com o PEC, temos controle de quantidade de atendimento e, com isso, podemos buscar mais agilidade e qualidade para a população. Nossa meta é unificar toda a rede de saúde com esse software, que traz benefícios para a gestão pública e para o cidadão, que tem armazenado todos os seus dados clínicos e disponibilizado em todas as USFs”, destaca o secretário de Saúde Murilo Wagner Suassuna.
O PEC é uma prerrogativa do Ministério da Saúde. Com ele, os dados de atendimento do paciente, como prescrição de medicamentos, exames e consultas ficarão registrados nacionalmente e poderão ser consultados em qualquer Unidade Básica de Saúde do país.
“Para nós é maravilhosa essa tecnologia. Vai facilitar nosso atendimento em domicílio e, consequentemente, a saúde do cidadão. Com ele, vamos economizar tempo em cada assistência, o que nos possibilitará atender mais pessoas. Quando chegarmos na casa do paciente, já teremos todos os dados deles cadastrados. Será maravilhoso”, destaca a ACS Nelly Ludinilla Costa.
Os kits do PEC são compostos por 5 notebooks e 2 impressoras, além de 7 tablets para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de cada unidade.
Ao todo, foram treinados 110 profissionais de saúde, entre enfermeiro, médico, dentista, auxiliar/técnico em saúde bucal, auxiliar/técnico em enfermagem, recepcionista. Cento e treze ACSs também foram capacitados para o uso da ferramenta.
Secom Cabedelo