Prefeitura inicia Plano de ação para prevenção ao Sarampo

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) iniciou, esta semana, a execução da primeira ação do Plano Municipal de Vigilância e Prevenção ao Sarampo. A iniciativa busca incentivar profissionais a realizar a comunicação imediata de casos suspeitos da doença, para que medidas de controle sejam desencadeadas em tempo oportuno.

Além das notificações, Cabedelo vai intensificar a vacinação com tríplice viral em grupos populacional específicos, aqueles com maior probabilidade de contato com viajantes.

“Iniciaremos esta etapa de vacinação pela Companhia Docas da Paraíba, com a vacinação dos seus trabalhadores. O Porto é uma porta de entrada para qualquer emergência de saúde pública, por isso o priorizamos. Em seguida, vacinaremos trabalhadores de hotéis, motéis e pousadas, bem como trabalhadores do Forte de Santa Catarina. Crianças na faixa etária de 1 a 5 anos terão campanha de intensificação especifica junto com a Poliomielite, no mês de agosto”, detalha o secretário de Saúde, Murilo Wagner Suassuna.

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%.

Fotos: Google Imagens

Secom Cabedelo

 

Compartilhar