Prefeitura oferece curso de manipulação de instrumentos para Profissionais de Salão de Beleza

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) ofereceu, nesta segunda-feira (29), um Curso para Profissionais de Salão de Beleza. O curso é uma iniciativa da Coordenação de Vigilância Sanitária e decorre de pacto estabelecido entre o Ministério da Saúde (MS) e a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) para a capacitação dos profissionais na área dos cuidados na preservação da saúde.

Durante uma carga horaria de 8 horas/aula, cerca de 20 profissionais de salões de beleza assistiram a palestras temáticas sobre doenças infectocontagiosas, principalmente na parte de perfuro-cortantes e biossegurança, manipulação de instrumentos e produtos, esterilização e higiene, bem como legislações e regularizações atinentes à prática.

“Nosso objetivo é atingir 100% dos profissionais que atuam em salões de beleza na cidade. Os estabelecimentos são regulamentados e têm que prestar atenção aos riscos e prevenções que precisam ser feitos no tocante a doenças como as afecções de pele e micoses ou doenças infectocontagiosas, como Hepatites e Aids. Por isso a iniciativa e a cobertura total pretendida, que tem uma importância fundamental tanto para a preservação da saúde dos clientes como dos próprios profissionais”, declarou a diretora da Vigilância Sanitária, Analina Nogueira Pinto de Queiroz.

As palestras foram ministradas por profissionais das coordenações de Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde e Saúde do Trabalhador. Durante o encontro também foram ofertados testes rápidos de Hepatites e infecções sexualmente transmissíveis (IST)/Aids. Ao final do curso, os participantes receberam declaração atestando a frequência.

 

Compartilhar