Prefeitura promove formação para os cuidadores do município

Profissionais atendem cerca de 200 alunos com algum tipo de deficiência em escolas e creches da rede municipal de ensino

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação, realizou, nesta quarta-feira (14), mais uma formação para os profissionais que lidam com alunos com deficiência da rede municipal de ensino. A formação, promovida pela Coordenação de Educação Inclusiva, foi realizada no Cabedelo Clube e contou com a participação de 170 cuidadores, 20 supervisores e 13 professores de sala de recursos.

O objetivo da ação foi orientar os participantes acerca das suas atribuições e a ampliação de conhecimentos nas temáticas relacionadas ao cotidiano escolar, buscando um melhor apoio à inclusão dos alunos com deficiência nas escolas.

Além da equipe de educação inclusiva do município, a formação ainda contou com a participação da palestrante Munique Massaro, professora doutora da UFPB; e abordou as temáticas de Conceito/Legislação, Função e Ética Profissional, além da importância do cuidador como agente de inclusão.

“Nós realizamos dois encontros anuais e aproveitamos para tornar esse momento bem significativo, com uma aprendizagem colaborativa, porque além dos conceitos que trazemos, temos a oportunidade de ouvi-los e, assim, esses profissionais também aprendem com os exemplos do dia a dia uns dos outros”, destacou a coordenadora da Educação Inclusiva, Socorro Feitosa.

Para Naiebes Machado, supervisora da Escola Maria José Veríssimo de Andrade, a formação é de grande valia por conta da troca de experiências entre cuidadores, bem como por trazer direcionamentos para a solução de conflitos na escola.

“Nesse semestre tivemos a chegada de novos cuidadores e é nesse momento em que são passadas mais instruções sobre a conduta do cuidador, a postura dele na escola, além de se estabelecer uma parceria, com a troca de experiências entre cuidadores e a equipe da coordenação. Aqui é quando nós podemos observar que as dificuldades encontradas em uma escola não são um problema isolado, elas fazem parte de um contexto educacional; e quando partilhamos aqui, recebemos direcionamentos, e isso auxilia bastante.”, relatou Naiebes.

Já para Ana Karolina Silva, cuidadora na creche Ádamo Klinger, mesmo estando nessa profissão há quase 2 anos, a prática traz desafios a cada dia, principalmente quando recebe outro aluno.

“É sempre bom participar desses encontros porque a gente pode tirar nossas dúvidas. Apesar de ser meu segundo ano como cuidadora e ter trabalhado apenas com crianças autistas, cada uma tem uma necessidade diferente, o que faz com que os cuidados variem muito”, finalizou.

Educação Inclusiva – Ao todo, Cabedelo conta com 170 cuidadores, atendendo 200 alunos om deficiência que necessitam de acompanhamento em 20 escolas e 7 creches do município, auxiliando na locomoção, alimentação, higiene pessoal, contribuição no desenvolvimento das atividades escolares, entre outras assistências de acordo com a necessidade do aluno.

Dentre as deficiências atendidas estão a física, visual, auditiva, intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para que o estudante com deficiência integrado à escola venha a ter um cuidador é necessário que a instituição solicite à Seduc uma avaliação por parte da equipe de Educação Inclusiva.

Escolas e creches atendidas:

Centro Integrado de Educação Infantil

Creche Ádamo Klinger de Castro Frutuoso

Creche Tarik Anthony

Creche Pequeno Príncipe

Creche Pequena Princesa

Creche Josefa de Medeiros Régis

Creche Santa Catarina

Escola Marizelda Lira da Silva

Escola Adjuto Carlos de Morais

Escola Agripino José de Moraes

Escola Antônio Viana da Silva

Escola Damásio Franca de Macedo

Escola Edézio Rezende Pereira

Escola João Roberto b. de Souza

Escola Adolfo Pereira Maia

Escola Maria José de Miranda Burity

Escola Maria José Veríssimo de Andrade

Escola Maria Pessoa Cavalcanti

Escola Paulino Siqueira

Escola Plácido de Almeida

Escola Elizabeth Ferreira da Silva

Escola Rosa Figueiredo de Lima

Escola Pedro Américo da Silva

Escola Edlene de Oliveira Barbosa

Escola Altimar de Alencar Pimentel

Escola Silvana Oliveira Pontes

Centro Integrado Imaculada Conceição

 

Compartilhar