Profissionais atendem cerca de 200 alunos com algum tipo de deficiência em escolas e creches da rede municipal de ensino
A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação, realizou, nesta quarta-feira (14), mais uma formação para os profissionais que lidam com alunos com deficiência da rede municipal de ensino. A formação, promovida pela Coordenação de Educação Inclusiva, foi realizada no Cabedelo Clube e contou com a participação de 170 cuidadores, 20 supervisores e 13 professores de sala de recursos.
O objetivo da ação foi orientar os participantes acerca das suas atribuições e a ampliação de conhecimentos nas temáticas relacionadas ao cotidiano escolar, buscando um melhor apoio à inclusão dos alunos com deficiência nas escolas.
Além da equipe de educação inclusiva do município, a formação ainda contou com a participação da palestrante Munique Massaro, professora doutora da UFPB; e abordou as temáticas de Conceito/Legislação, Função e Ética Profissional, além da importância do cuidador como agente de inclusão.
“Nós realizamos dois encontros anuais e aproveitamos para tornar esse momento bem significativo, com uma aprendizagem colaborativa, porque além dos conceitos que trazemos, temos a oportunidade de ouvi-los e, assim, esses profissionais também aprendem com os exemplos do dia a dia uns dos outros”, destacou a coordenadora da Educação Inclusiva, Socorro Feitosa.
Para Naiebes Machado, supervisora da Escola Maria José Veríssimo de Andrade, a formação é de grande valia por conta da troca de experiências entre cuidadores, bem como por trazer direcionamentos para a solução de conflitos na escola.
“Nesse semestre tivemos a chegada de novos cuidadores e é nesse momento em que são passadas mais instruções sobre a conduta do cuidador, a postura dele na escola, além de se estabelecer uma parceria, com a troca de experiências entre cuidadores e a equipe da coordenação. Aqui é quando nós podemos observar que as dificuldades encontradas em uma escola não são um problema isolado, elas fazem parte de um contexto educacional; e quando partilhamos aqui, recebemos direcionamentos, e isso auxilia bastante.”, relatou Naiebes.
Já para Ana Karolina Silva, cuidadora na creche Ádamo Klinger, mesmo estando nessa profissão há quase 2 anos, a prática traz desafios a cada dia, principalmente quando recebe outro aluno.
“É sempre bom participar desses encontros porque a gente pode tirar nossas dúvidas. Apesar de ser meu segundo ano como cuidadora e ter trabalhado apenas com crianças autistas, cada uma tem uma necessidade diferente, o que faz com que os cuidados variem muito”, finalizou.
Educação Inclusiva – Ao todo, Cabedelo conta com 170 cuidadores, atendendo 200 alunos om deficiência que necessitam de acompanhamento em 20 escolas e 7 creches do município, auxiliando na locomoção, alimentação, higiene pessoal, contribuição no desenvolvimento das atividades escolares, entre outras assistências de acordo com a necessidade do aluno.
Dentre as deficiências atendidas estão a física, visual, auditiva, intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para que o estudante com deficiência integrado à escola venha a ter um cuidador é necessário que a instituição solicite à Seduc uma avaliação por parte da equipe de Educação Inclusiva.
Escolas e creches atendidas:
Centro Integrado de Educação Infantil
Creche Ádamo Klinger de Castro Frutuoso
Creche Tarik Anthony
Creche Pequeno Príncipe
Creche Pequena Princesa
Creche Josefa de Medeiros Régis
Creche Santa Catarina
Escola Marizelda Lira da Silva
Escola Adjuto Carlos de Morais
Escola Agripino José de Moraes
Escola Antônio Viana da Silva
Escola Damásio Franca de Macedo
Escola Edézio Rezende Pereira
Escola João Roberto b. de Souza
Escola Adolfo Pereira Maia
Escola Maria José de Miranda Burity
Escola Maria José Veríssimo de Andrade
Escola Maria Pessoa Cavalcanti
Escola Paulino Siqueira
Escola Plácido de Almeida
Escola Elizabeth Ferreira da Silva
Escola Rosa Figueiredo de Lima
Escola Pedro Américo da Silva
Escola Edlene de Oliveira Barbosa
Escola Altimar de Alencar Pimentel
Escola Silvana Oliveira Pontes
Centro Integrado Imaculada Conceição