Prefeitura promove live de São João para usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Transmitida pelo perfil oficial da Semas no Instagram, live incluiu práticas, símbolos e manifestações populares que marcam o período junino

A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, nesta quinta-feira (17), um evento alusivo ao São João para os usuários dos serviços vinculados à pasta. A ação envolveu os usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Reviver I, Reviver II e Cras, de forma presencial e online.

Devido às precauções sanitárias motivadas pela pandemia de Covid-19, as comemorações juninas foram promovidas de forma híbrida, com representações nos locais e transmitidas, via redes sociais, para os demais usuários. Todas as medidas sanitárias e de segurança foram obedecidas entre os participantes

“O período junino tem uma marca muito forte dentro de nossas tradições. Nordestino gosta do São João e de todas as manifestações a ele ligadas, como a música, a culinária típica e a ornamentação dos ambientes. São festas que primam pelo colorido, pela alegria e pelo encontro. Infelizmente, mais uma vez, não podemos nos aglomerar e comemorar como se gosta. Não podemos, porém, deixar a data passar, e o modo que encontramos de manter essa fogueira acesa é procurando alternativas para comemorar, mesmo que distanciados”, comentou a secretária de Assistência Social, Cynthia Denize Cordeiro.

Dentro da programação da live de São João, transmitida pelo instagram da Semas, cada SFCV ficou responsável por explorar uma temática em suas apresentações. Entre os tópicos destacaram-se a História de São João (Reviver I), as comidas típicas (Reviver I e II), a dança (Cras), a música (Reviver II) e as simpatias (Cras)

“Nossa programação envolveu presencialmente as usuárias dos serviços que já se encontram vacinadas contra o Covid-19, e os encontros foram transmitidos em uma live no Instagram da Semas. É uma forma de todos participarem, manterem os vínculos e partilharem do espírito junino que tanto nos toca”, finalizou Cordeiro.

Compartilhar