Prefeitura promove oficina para cuidadores de pacientes atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), realizou, nesta quarta-feira (22), uma oficina para os cuidadores ligados ao programa Melhore em Casa. O evento faz parte do Plano Anual da Saúde da Sescab, que prevê a realização de encontros anuais entre pacientes, cuidadores e profissionais de saúde.

A programação do evento reservou uma mesa redonda para os participantes nas áreas médica, fisioterapia, nutrição, psicologia, enfermagem e técnica de enfermagem e fonoaudiologia. As palestras foram proferidas pelos 15 profissionais componentes do programa.

“O objetivo fundamental do evento é promover a interação entre os cuidadores, fazer com que se conheçam e trazer conhecimento através das palestras sobre as varias temáticas que compõem o cuidado com o paciente. É um dia dedicado a eles. Mas também de integrar profissionais. A proposta de mesa redonda, por exemplo, possibilita que os cuidadores participem e possam fazer perguntas e tirar dúvidas com os profissionais da saúde”, declarou a coordenadora do SAD, Natália Lerize de Sousa Silva.

Além das palestras, o encontro contou a oferta de testes rápidos, aferição de pressão, glicemia. Também foram disponibilizados tratamento estético, realização de bingo, sorteio de brindes e cofee break.

SAD – O SAD é uma forma de atenção à saúde, oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação, com garantia de continuidade do atendimento integrado à rede de atenção a saúde.

O objetivo do programa é levar atendimento medico às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica , evitando internações hospitalares desnecessárias e filas dos serviços de urgência e emergência.

Dentre os benefícios do SAD, destacam-se a humanização da atenção, menor exposição à infecção hospitalar, maior conforto para o usuário e sua família e a disponibilização dos leitos para usuários que necessitam de internação hospitalar.

O serviço conta com uma equipe multidisciplinar composta por Médico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Enfermeiro, Nutricionista, Assistente Social e Técnico de Enfermagem, que desenvolvem cuidados paliativos a usuários acamados, visando melhor qualidade de vida e bem estar.

Rotineiramente, a equipe realiza uma visita por semana aos pacientes atendidos pelo programa. O serviço funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h, e pode ser acessado através do telefone 3228 6622.

Compartilhar