Prefeitura volta a oferecer exames de mamografia e endoscopia à população; resultados são entregues em até 24 horas

O Centro Municipal de Referência em Saúde Leonard Mozart – Policlínica voltou a ofertar diversos exames de imagens à população. Diariamente, estão sendo realizadas, em média, 20 mamografias e 40 ultrassonografias. Os pacientes são avaliados pelos médicos especialistas e os que necessitam desses exames, podem solicitá-los diretamente na Policlínica.

Desde a semana passada, a Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) também passou a ofertar o serviço de endoscopia com imagens, uma nova conquista para os pacientes de Cabedelo que recebiam apenas o laudo do exame.

Os exames estão sendo realizados no Anexo da Policlínica Leonardo Mozart e são frutos de um convênio firmado entre a Prefeitura e o médico Carlos Sérgio B. Garcia. A expectativa é que sejam realizados, em média 60 endoscopias/mês, dobrando a oferta atual e trazendo maior agilidade no serviço de diagnóstico.

Segundo Juliana Muniz de Souza, diretora do Anexo, a qualidade e a maior oferta de exames denotam o cuidado e o respeito da gestão ao usuário do serviço de saúde.

“Essa é uma inovação para essa prestação de serviço porque, pela primeira vez, em Cabedelo, estão sendo realizadas as endoscopias com imagens e os resultados entregues em 24 horas. Muitos pacientes não estavam acostumados com essa agilidade e ficaram surpresos quando entregamos os primeiros resultados. Quando ligamos para informar que os exames já estavam disponíveis, eles nem acreditavam. Como o número de exames a serem realizados aumentou, acreditamos que, em breve, a nossa demanda reprimida vai acabar, diminuindo o tempo de espera entre a prescrição e a realização do exame”, comemorou.

Gestão de Regulação em Saúde – A Sescab também oferece a possibilidade de realização de exames de tomografia e ressonância, que são regulados de acordo com a Programação Pactuada e Integrada (PPI) da Assistência em Saúde, diretamente na Secretaria de Saúde. Lá, o paciente é encaminhado com recomendações para unidades especializadas nesses exames, em João Pessoa.

Somada à PPI, a atual gestão da Sescab, na busca por atender às necessidades de saúde da população, tem melhorado o acesso a exames de média e alta complexidade através da contratualização de alguns serviços e parceria com a Regulação Estadual, o que está permitindo a liberação de tomografias, ultrassom de membro com dopller e eletroencefalograma.

“A liberação desses exames passa por análise da médica auditora, com o objetivo de garantir o acesso de forma equânime, ordenada, oportuna e qualificada”, destaca o secretário de Saúde, Murilo Wagner Suassuna.

Especialidades médicas – Além das especialidades supracitadas, a rede de saúde de Cabedelo, através da Policlínica, também oferece atendimento em Acupuntura, Alergologia, Assistência social, Cardiologia, Clínica médica, Dermatologia, Endocrinologia, Fonoaudiologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Hepatologia, Mastologia, Medicina do trabalho, Neurologia (adulto e infantil), Nutrição, Obstetrícia, Obstetrícia de alto risco, Oftalmologia, Ortopedia, Pneumologia, Pediatria, Proctologia, Psicologia(adulto e infantil), Psicologia do tabagismo, Psicologia do Núcleo e Apoio aos Direitos Violados, Psiquiatria, Reumatologia, Risco cirúrgico e Urologia.

Contatos – A Policlínica está localizada na Rua São Sebastião, s/n, no Bairro de Camalaú. O telefone para contato é: (83) 3250.3280.

Já o seu Anexo está localizado à rua Juarez Távora, 260, Camalaú. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3228.7656 | 3228.7135.

Secom Cabedelo

Compartilhar