Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Secom

Premiações e homenagem marcam encerramento da IX edição da Semana do Bebê

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realizou, nesta sexta-feira (24), a solenidade de encerramento da IX Semana do Bebê. O evento chega ao fim após uma semana de debates sobre a atenção e proteção a crianças e suas famílias por parte do poder público, bem como os […]

24/09/2021 14h44 Atualizado há 2 anos atrás

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realizou, nesta sexta-feira (24), a solenidade de encerramento da IX Semana do Bebê. O evento chega ao fim após uma semana de debates sobre a atenção e proteção a crianças e suas famílias por parte do poder público, bem como os desafios para a promoção de uma infância saudável no período pós-pandemia.

O encerramento aconteceu no auditório da Seduc e foi marcado pela entrega do prêmio “Acolher Pedagógico”, voltado às supervisoras das Creches e das Escolas que abrigam o ensino infantil. O momento também marcou a homenagem à vereadora Graça Rezende (in memoriam), autora da propositura que instituiu a realização anual da Semana do Bebê. Foi exibido um vídeo e lido um poema em homenagem à professora.

“A Semana do Bebê é um evento importantíssimo, para o qual eu alimento o sonho de obter o selo Unicef durante minha gestão, pois um selo tão significativo como esse dá orgulho para cidade. Para isso sei que é necessário empenho, motivação, articulação e investimento na educação, seja no campo da estrutura e de pessoal, esse é o caminho. Um caminho de luta, comprometimento e amor mesmo com as causas maiores que afetam a vida da população que, não por acaso, é um dos legados de nossa homenageada nesse dia”, declarou o prefeito Vitor Hugo Castelliano.

A Semana que, há 9 anos mobiliza setores das áreas de educação, saúde e assistência em discussões e ações voltadas para a primeira infância, teve como tema “ O despertar de uma infância saudável no novo normal”. Em virtude das restrições à eventos presenciais, esta edição do evento foi realizada quase que integralmente de maneira remota.

“A Semana do Bebê é uma ação do Selo Unicef, em que Cabedelo já foi premiada. Estamos com essa edição dando início a uma trajetória de 4 anos para voltarmos a ser agraciados. É um esforço de articulação que carece de sensibilidade e engajamento. Esse ano, tivemos, mesmo que de forma remota, um público grandioso em nossas rodas de conversa, com a participação efetiva das famílias. Isso nos engrandece e temos a certeza de que nosso objetivo foi alcançado, pois conseguimos trazer a família para dentro da escola. Esse encerramento também nos toca pelas homenagens que fazemos a uma pessoa que, desde 2013, acompanhou muito de perto as ações e sempre se fez presente na educação de Cabedelo, que foi a vereadora Graça Rezende”, declarou a secretária de educação, Márcia Oliveira.

A Semana – A IX Semana do Bebê, que teve início na segunda-feira (20), com a palestra: “O despertar de uma infância saudável no novo normal”, reuniu técnicos da educação e das Secretarias parceiras em palestras e rodas de conversa sobre temáticas como bases e papéis da Educação Infantil, acolhimento e cuidados com a Primeira Infância, Papel da Alimentação e do exercício físico na melhoria na qualidade de vida das crianças e Reeducação alimentar no novo normal. Também foram realizadas ações como circuito literário e outorga do título de “Bebê Prefeito”.

O objetivo da iniciativa foi refletir sobre quais os principais desafios e impactos que a Pandemia do Covid-19 trouxe para a vida dos bebês e das crianças e como as políticas públicas municipais devem ser planejadas para a garantia dos direitos fundamentais destes pequenos cidadãos.

“A semana foi muito produtiva, mesmo com todos os eventos sendo realizados de forma remota, tivemos grandes participação da comunidade, dos profissionais e de todos os apoiadores das Secretarias parceiras. A participação da educação é hoje reconhecida e certificada por meio do Prêmio Acolher Pedagógico às pessoas que tanto contribuem com a Semana”, comentou a articuladora do Selo Unicef no município, Nadja Araújo.

Mobilização – A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Unicef e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizarem, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

Cabedelo realizou a sua primeira edição da Semana do Bebê em 2013, instituída através da Lei Municipal Nº 1.658/13, propositura da Vereadora Graça Rezende.  Durante o período de uma semana, atores envolvidos com as áreas de educação, saúde e assistência se mobilizam em atividades e ações como palestras, oficinas, rodas de conversa, circuitos literários, circuitos de atividades lúdicas, concursos culturais, atividades no hospital e nas unidades de saúde da família, Escolas e Creches Municipais. O público alvo dessas ações são alunos, crianças, bebês, mães, jovens, profissionais que lidam com a primeira infância no Município, dentre outros.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade