Professores de Cabedelo participam de treinamento para utilização da plataforma SIGeduc

Ferramenta auxilia gestores, docentes, alunos e pais a realizar tarefas de gerenciamento e acompanhamento do processo escolar

A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), por meio do Setor de Tecnologia Educacional (STE), deu início, nesta quarta-feira (02), ao I Treinamento dos Professores na Plataforma SIGeduc. A formação, que acontece na Escola Maria José de Miranda Burity, objetiva apresentar aos docentes a plataforma e suas funcionalidades como campo para registro diário dos professores e o Espaço da Escola Virtual.

A capacitação foi aberta a todos os docentes da rede, de todas as etapas de ensino – entre creches, pré-escola, anos iniciais e finais. Até sexta-feira (03), serão 15 grupos de treinamento, em sessões oferecidas nos turnos manhã, tarde e noite. Cada grupo conta em média com 22 professores. O acesso aos grupos foi facultado através de formulário de inscrição (Google forms), onde o professor pode sugerir o horário que gostaria de participar.

“Ferramentas como o SIGEduc fazem parte da visão de uma nova Cabedelo, com uma gestão moderna, informatizada e mais eficiente. Essa plataforma vem para somar e permitir que alunos possam ter acesso a uma educação de excelência, dando melhores condições de trabalho ao professor, além de permitir que pais possam acompanhar de perto o andamento do ensino dos filhos. A disponibilização de recursos digitais, treinamento e preparação constante dos professores, além do nosso olhar atento e carinhoso aos nossos alunos, têm sido nossa preocupação diária”, declarou a secretária de educação, Márcia Moreira.

Cada grupo de treinamento terá duração de 2 horas. Nesse treinamento o professor irá aprender a utilizar as ferramentas do Portal do Professor, que incluem todos os seus registros de aulas (planos de aula, frequência, notas etc), ou seja o diário escolar, além de aprender também a utilizar a escola virtual: um ambiente virtual de ensino. Os grupos foram divididos por etapa de ensino e tipo de diário.

O Sistema Integrado de Gestão da Educação visa unificar e informatizar toda rede de educação em seus mais variados aspectos, indo desde a gestão global da rede por meio do Portal da Gestão Escolar, área de acesso da Secretaria de Educação, até o espaço de gestão de cada unidade educacional. Neste último, ele atua desde a rotina de trabalho das escolas –  matrícula, emissão de documentos, por exemplo -, passando pelo registro e diário do professor, que passa a ser informatizado, dispensando o uso de papel.

O Sistema também intermedia a questão pedagógica, em que professores e alunos podem interagir e complementar o aprendizado desenvolvido na sala de física em uma sala virtual. Não apenas professores terão acesso à plataforma, via Portal do Professor, assim como os alunos – por meio do Portal do Estudante – também terão. Ademais, vai permitir que os pais (portal dos pais/responsáveis) possam acompanhar em tempo real o desenvolvimento acadêmico dos filhos, ver boletins e frequência dos alunos, assim como emitir alguns documentos sem precisar se dirigir até a escola.

“O SIGEduc foi inicialmente desenvolvido pela UFRN e é disponibilizado para qualquer rede de educação que assim o deseje utilizar. Ele é o mesmo utilizado atualmente por dezenas de universidades federais e IFs. O Sistema informatiza a educação de Cabedelo em todos os aspectos, desde acadêmica até nas rotinas administrativas do dia a dia de cada escola, como processo de matrícula, emissão de declarações, documentos para o bolsa família e etc. Tudo isso faz parte da visão de modernização da desenvolvida e implantada pela gestão em Cabedelo”, comentou o consultor de robótica do STE, Luciano Pinto.

 

Compartilhar