Com o intuito de promover uma atualização nos procedimentos relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), 60 médicos e enfermeiros da Atenção Básica do município de Cabedelo participaram de uma capacitação promovida pela Secretaria de Estado de Saúde. A oficina de atualização dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) aconteceu nestas quarta e quinta-feira (15 e 16), no Cabedelo Clube.
A capacitação realizada pela primeira vez no município, foi ministrada pelo médico ginecologista do Serviço de Assistência Especializada do Hospital Universitário Lauro Wanderley, Otávio Pinho. Na ocasião, foram abordadas as novidades em tratamento, diagnóstico e prevenção das IST’s.
“Nessa oficina estamos trazendo para os profissionais da Atenção Básica a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas das IST’s. Estar a par dessas informações mais recentes com relação a tratamento, diagnóstico e prevenção das IST’s é extremamente importante, porque são os profissionais da Atenção Básica quem recebem a população primariamente e precisam estar atualizados para que possam fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento correto de todas as IST’s, tanto as sintomáticas, quanto as assintomáticas”, explicou Joana Ramalho, representante estadual do núcleo de IST/AIDS.
Secom Cabedelo