Profissionais da saúde participam de capacitação em curativos especiais

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), realizou, nesta quarta-feira (21), um curso de aperfeiçoamento em tratamento de feridas. O curso reuniu, no Anexo da Prefeitura (Casa do Alemão), profissionais ligados ao Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), ao Anexo da Policlínica – onde funciona o setor de curativos especiais – e ao Hospital Municipal.

Cerca de 25 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, nutricionista, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais e fonoaudiólogos, que compõem as equipes multiprofissionais das unidades, participaram do encontro de formação. A iniciativa foi ministrada pelas empresas Viva Saúde, Expansão Médica e Tecnocenter, fornecedoras das coberturas utilizadas.

“Reunimos profissionais do SAD, do Anexo e do Hospital, porque são eles envolvidos diretamente, que cuidam dos pacientes que necessitam desses tratamentos. Temos materiais caríssimos que são usados nesses procedimentos no município, e para que os profissionais saibam usar corretamente, têm que conhecer o material que estão utilizando, bem como a especificidade de aplicação de cada tratamento. Estando habilitados, esses profissionais vão poder prestar um serviço mais qualificado e permitir a redução no tempo de recuperação do paciente”, comentou a gestora da CAF, Raquel Lacerda.

Ainda de acordo com a gestora, o caráter multiprofissional da formação deve-se à atenção ao paciente, que deve ser pautada por uma atenção integral, da própria origem da ferida, até os aspectos alimentares e psicológicos.

Curativos especiais – O setor de Curativos Especiais funciona no Anexo da Policlínica e é destinado ao tratamento de queimaduras de 1º, 2º e 3º graus e outras lesões que exijam maiores complexidades e cuidados. O Serviço dispõe de equipe especializada na aplicação de coberturas especiais, de alta tecnologia, para permitir a cicatrização mais rápida das feridas, e funciona de segunda a sexta-feira-feira.

Secom Cabedelo

Compartilhar