Profissionais de saúde participam de palestras sobre segurança no trabalho promovidas pela PMC

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Saúde (Sescab), realizou, nesta sexta-feira (27) – Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de – o I Seminário Municipal em Saúde do Trabalhador, com o tema “Prevenção em Acidentes de Trabalho com Exposição à Material Biológico”.

O objetivo foi apresentar e discutir com os profissionais da saúde os riscos da exposição a sangue e outros fluidos, as medidas de precaução e as condutas especificas a serem tomadas nas emergências. O seminário constou de quatro palestras sobre questões relativas à temática central e reuniu profissionais da rede de saúde da PMC.

“Esse é um momento importante, pois estamos falando de saúde do trabalhador. Quando pensamos no trabalhador, o primeiro aspecto é sempre o salário, mas não é só ele que dignifica o profissional. Tem-se que treinar, capacitar e, sobretudo, prevenir acidentes. Daí a importância desse encontro, porque estamos fazendo mais uma etapa, considerando mais um aspecto importante quando se tem uma administração voltada para o trabalhador. São diversas estruturas que a gestão vem montando para dar o conforto no trabalho, proporcionar um ambiente de trabalho menos insalubre. Esse momento reflete muito essa realidade”, declarou o secretário da Saúde Murilo Wagner Suassuna.

Palestras – A programação do Seminário teve inicio com a palestra do diretor do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest Macrorregional, Kleber José da Silva, que traçou um “Panorama dos Acidentes com Material Biológico no Brasil e na Paraíba”. A segunda intervenção foi da médica sanitarista, da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS/JP), Verônica S. Albuquerque, com o tema “Acidentes com material biológico: aspectos clínicos e epidemiológicos”.

O evento teve prosseguimento com a palestra da odontóloga sanitarista SMS/JP Moema Nóbrega Cavalcanti de Almeida, que discorreu sobre a “Biossegurança na prática odontológica”. A última palestra foi proferida pela diretora de saúde do trabalhador de Cabedelo, Josânia Firmo Rodrigues, com o tema “Calendário de vacinação do adulto e o protocolo do acidente com exposição a material biológico”.

“Essa é uma oportunidade de discutir um tema tão importante para a saúde do trabalhador, que é a questão da exposição a perfuro cortantes e material biológico. A realidade que temos hoje é que esse tema é meio negligenciado até pelos próprios profissionais que, muitas vezes, não cumprem com todo o esquema que deve ser feito. É preciso, por exemplo, que o profissional tenha consciência de que vai precisar de um acompanhamento efetivo durante um período de tempo. Esse, portanto, é o momento em que colocamos um sinal de alerta sobre a necessidade dos profissionais da saúde estarem cumprindo, caso aconteça algum acidente, todo o cronograma prescrito pela norma”, declarou a gestora da Vigilância em Saúde de Cabedelo, Júlia Vaz.

Secom Cabedelo

Compartilhar