REFORÇO NA SEGURANÇA VIÁRIA  Prefeitura de Cabedelo renova frota de viaturas da Semob e dá posse a sete novos agentes de trânsito

Com o objetivo de renovar a frota de viaturas e, com isso, reforçar a segurança viária do município, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) entregou, na manhã desta sexta-feira (12), duas novas viaturas dos modelos Triton e Oroch para o setor de fiscalização, além de um veículo Duster para o departamento administrativo que serão utilizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob),

Além da entrega dos veículos, sete novos agentes de trânsito foram empossados, fortalecendo o quadro funcional da Secretaria, que passa a contar com 27 agentes.

O prefeito Vitor Hugo destacou que os novos veículos e agentes vão trazer mais cuidado e fiscalização ao trânsito.

“A renovação da frota e a admissão dos novos servidores são fruto de um trabalho de gestão pública eficiente em que, por meio da economia do dinheiro público, conseguimos reinvestir em estrutura e, consequentemente, trazer mais qualidade de vida para a população. A Semob está de parabéns pelo trabalho que vem sendo desempenhado na cidade de Cabedelo”, disse.

Para o secretário da Semob de Cabedelo, Inácio Morais, a entrega dos novos veículos para os setores de fiscalização e administrativo, além da entrada dos novos agentes, contribuirão para a expansão da capacidade de fiscalização do órgão.

“O objetivo principal dos investimentos relacionados à segurança viária não é aumentar as estatísticas de multas por infrações de trânsito, mas, especialmente, aumentar a fiscalização, ou seja, verificar se as leis e as normas, estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro estão sendo cumpridas pelos cidadãos e, com isso, salvaguardar vidas e reduzir os sinistros de trânsito. Além disso, os investimentos, na área, objetivam proporcionar a mudança de comportamentos, por meio da orientação e da conscientização, para que motoristas e pedestres sejam mais prudentes, agindo de forma defensiva e preventiva, organizando e disciplinando o trânsito, além de facilitar a mobilidade urbana e contribuir para um melhor fluxo de tráfego”, informou.

De acordo com o novo agente de trânsito Márcio Aércio, a posse foi um momento muito aguardado e significa muito.

“A Prefeitura de Cabedelo está de parabéns, pois deu oportunidade e nomeou todos os aprovados no certame, tanto os que estavam dentro das vagas quanto os que estavam no cadastro de reserva. Agora, chegou o momento de colocarmos em prática tudo o que aprendemos sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) durante o período dos estudos para o certame e também no curso de formação. É um orgulho muito grande poder contribuir para a fiscalização viária do município”, comemorou Márcio.

Fiscalização – De acordo com o Manual Brasileiro de Fiscalização (MBF), a fiscalização, conjugada às ações de operação de trânsito, de engenharia de tráfego e de educação para o trânsito, é uma ferramenta de suma importância na busca de uma convivência pacífica entre pedestres e condutores de veículos.

As ações de fiscalização influenciam diretamente na segurança e fluidez do trânsito, contribuindo para a efetiva mudança de comportamento dos usuários da via, e de forma específica, do condutor infrator, através da imposição de sanções, propiciando a eficácia da norma jurídica.  Nesse contexto, o papel do agente de trânsito é desenvolver atividades voltadas à melhoria da qualidade de vida da população, atuando como facilitador da mobilidade urbana ou rodoviária sustentáveis, norteando-se, dentre outros, pelos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Estrutura – A Semob de Cabedelo está localizada na BR-230, Km 7,5, Intermares e dispõe de um efeito composto por 27 agentes, além de duas viaturas, um veículo para o departamento administrativo e quatro motocicletas. As equipes trabalham em regime de escala nos três turnos. Além da fiscalização, in loco, nas ruas, as inspeções das infrações também ocorrem por meio do videomonitoramento com 32 câmeras espalhadas por todo o município.

O telefone do órgão para o cidadão obter mais informações é o 0800 281 0830 ou pelo WhatsApp 99406-0348; ou ainda por meio do instagram: @semob.cabedelo.

Compartilhar