RESGATANDO SORRISOS Projeto resgata sonhos e autoestima de mulheres com doação de próteses dentárias

Entrega das próteses foi feita a 50 mulheres assistidas pelo SUS; iniciativa será mensal para cadastradas na SEPM

O dia 8 de julho ficará marcado para sempre na vida de 50 mulheres cabedelenses. A elas foram devolvidos o sorriso, a alegria e autoestima perdidas por conta de problemas dentários.

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) entregou as primeiras próteses dentárias prevista do projeto Resgatando Sorrisos, lançado pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), em parceria com a Secretaria de Ação Governamental.

A iniciativa vai oferecer, mensalmente, 50 próteses dentárias a mulheres assistidas pelo SUS e que sofrem de perda dentária, seja por não terem tido acesso à higiene bucal, seja por terem sido vítimas de violência física ou por qualquer outro motivo que não as deixem mais sorrir como antes.

A solenidade de entrega das próteses contou com a presença do prefeito Vitor Hugo, acompanhado da primeira dama Daniella Ronconi; do vice-prefeito Mersinho Lucena; e dos secretários Murilo Suassuna (Saúde), Priscilla Rezende (SEPM) e Camila Lucena (Ação Governamental).

“Estou muito grato por participar dessa ação que visa o resgate da autoestima das mulheres, fazendo com que elas se sintam mais felizes e amadas. Sabemos como é difícil alguém se apresentar socialmente estando sem dentes. Vamos agora intensificar esse trabalho, buscando contemplar cidadãos em todos os bairros da cidade. Esse sorriso no rosto é a remuneração de qualquer gestor”, destacou o prefeito Vitor.

O Resgatando Sorrisos conta com o apoio do Núcleo de Planejamento da Secretaria de Finanças, e das Secretarias de Saúde e Cultura. Após o cadastro na SEPM, as mulheres passarão por uma triagem para posterior início do tratamento. Tudo é feito no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Cabedelo.

“É uma satisfação imensa fazer parte desse projeto tão importante que estimula a autoestima e o empoderamento feminino. Só tenho a agradecer a todos os parceiros dessa iniciativa e ao prefeito Vitor por ter confiado no nosso trabalho”, destacou secretária da Mulher, Priscilla Rezende.

Além da entrega das próteses, as mulheres beneficiadas nesta primeira entrega passaram por um Dia de Beleza, com maquiagem e sessão de fotos, em uma parceria com a empresa Vult e com a Secom Cabedelo. O momento especial ainda contou com sorteio de brindes e distribuição de camisas do projeto e de kits de higiene bucal.

“É um momento de muita alegria e gratidão fazer parte de uma gestão extremamente comprometida com o povo cabedelense. Lembro que quando apresentamos esse projeto ao prefeito ele de imediato recebeu com muito entusiasmo, por ver a oportunidade de levar alegria e realmente resgatar o sorriso e a dignidade de cada mulher que iria ser contemplada” comentou a secretária de Ação Governamental, Camila Lucena, uma das idealizadoras do projeto.

Para quem resgatou não apenas o sorriso, como a autoestima e a alegria de viver, ficam os agradecimentos e a certeza de uma nova fase. Mesmo com o uso obrigatório das máscaras, eram nítidos a emoção e o sorriso largo que se escondia por trás do equipamento de segurança.

A professora aposentada Juvina de Carvalho, por exemplo, agora tem mais motivos para sorrir. Ela até lembrou o constrangimento que muitas pessoas passam por causa da dentição: “Fiz as próteses superior e inferior e foi muito importante, principalmente com a relação à mastigação, pois eu tinha muita dificuldade e agora vou poder comer muitas coisas. Além disso, a gente se sente com a autoestima lá em cima, pois muitas pessoas xingam pessoas sem dentes de banguela, dessas coisas”, disse.

Dona Aldenir Maria também estava sorrindo à toa no evento: “Ouvi falar desse projeto através de uma amiga que me mandou as informações, e eu tive interesse em conhecer. Me identifiquei, quis fazer o procedimento e estou muito feliz. Todas as pessoas que quiserem resgatar seus sorrisos deveriam procurar também a Secretaria da Mulher”, pontuou.

Serviços – Para se cadastrar no projeto Resgatando Sorrisos, as mulheres precisam ir à sede da SEPM, portando os seguintes documentos: Identidade, CPF, Comprovante de Residência e carteira do SUS. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3228.8618.

A diretora do CEO de Cabedelo, Rayssa Nunes Camelo, no entanto, lembra que qualquer cidadão que tiver interesse em ter acesso à prótese ou a outros serviços ortodônticos, pode procurar o Centro pessoalmente ou tirar dúvidas pelo telefone (83) 3250-3104.

“Esse trabalho já era realizado no CEO, onde entregamos, em média, 120 próteses mensalmente a homens e mulheres. Lá fazemos as moldagens, provas e as entregamos um equipamento de muita qualidade. Cabedelo é referência neste serviço”, finalizou.

Compartilhar