Saúde no Seu Bairro chega ao Renascer e leva serviços e cidadania à população local

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Saúde (Sescab), e em parceria com as Secretarias de Comunicação (Secom) e Assistência Social (Semas), realizou, nesta sexta-feira (24), no bairro do Renascer III, a 2ª edição do projeto Saúde no seu bairro.

A iniciativa tem por objetivo ofertar serviços de saúde e assistência social aos bairros da cidade, levando informações à população sobre o trabalho desenvolvido no município nas áreas de saúde, desenvolvimento social e direito do consumidor. É também uma estratégia do projeto aproximar a comunidade das ações já realizadas em todas as Unidades de Saúde. O próximo Saúde no Seu Bairro acontece no dia 31, no Recanto do Poço.

“Esse é um trabalho de inovação, porque sabemos as dificuldades que a saúde enfrenta, não só em Cabedelo, mas em todo o país. Convivemos hoje com a dificuldade em fazer saúde nos municípios e com muito poucos recursos para tentarmos dar uma saúde de qualidade. Estamos tentando administrar e fazer isso para a população, principalmente trazendo esse tipo de serviço para mais perto do povo com um projeto audacioso e ambicioso. Estamos tratando essa iniciativa com muito carinho para que aquelas pessoas que têm dificuldade de chegar aos locais de atendimento possam ter acesso a todos os serviços em seu próprio bairro, sendo atendidos com mais conforto, rapidez e agilidade”, comentou o prefeito Vitor Hugo Casteliano.

O prefeito destacou, dentre os investimentos na melhoria da saúde no município, a concessão de aumento salarial aos profissionais da saúde – de 10 a 40% –, e anunciou para a população local investimentos em infraestrutura das vias do bairro.

Saúde no mercado – Em tendas instaladas no Mercado Público do Renascer, a ação mobilizou equipes da Sescab para oferta de serviços como tipagem sanguínea; Teste de HIV, Sífilis e Hepatite; distribuição de preservativos; orientações sobre os serviços da Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária; Saúde bucal; Caps AD; Avaliação nutricional; campanha antitabagismo e Fisioterapia. Na USF local, a população teve acesso a atendimentos nas áreas de Clínica Geral, Cardiologia, Pediatria e Ginecologia.

“A presença intensa da população demonstra o sucesso da mobilização e do empenho de toda a equipe. Penso que, a partir de agora, vamos perceber cada vez mais a presença da comunidade nesses eventos”, destacou o secretario da Saúde Wagner Murilo Suassuna.

O projeto contou com a participação de equipes da Semas – com a oferta dos serviços e informações sobre a emissão da Carteira do Idoso, inscrição do Bolsa Família, Cadastro Único (Cad Único), Programa Criança Feliz, Cras e Creas – e do Procon Municipal, com informações sobre os direitos do consumidor. Também foram oferecidos, de forma gratuita, cortes de cabelo.

Recepção – O projeto Saúde em seu Bairro tem se notabilizado pela presença da população nos vários serviços oferecidos. A procura pela ação tem chamado a atenção dos profissionais e despertado todos para a busca tanto de atendimento como das informações.

“O serviço de fisioterapia no município é oferecido próximo ao centro da cidade e não temos como abranger todos os bairros. Por isso é preciso passar as informações, anunciar o serviço a todos, então o Saúde em seu Bairro é a oportunidade de mostrar nosso trabalho, nossas qualificações e os serviços que a população tem direito e que, muitas vezes, não conhecem nem sabem como e onde é oferecido. Esse é um meio de popularizar as ações de saúde em todas as áreas possíveis, aproximando os profissionais da população, o que, de certa forma, contribui para a qualificação e melhoria no atendimento”, comentou o fisioterapeuta Ricardo Monteiro.

A dona de casa Eliene da Silva, que foi ao projeto procurando atendimento e orientação odontológica para os filhos, comentou a ação. “Estou achando maravilhoso. Vim aqui para a área do dentista e para o Cartão do SUS. Fui bem atendida e está sendo muito legal ver essa ação que a Prefeitura está trazendo para o bairro, trazendo os agentes para atender a população”, declarou.

Eliana Felipe dos Santos também destacou a satisfação da população em ter os profissionais em sua comunidade. “Fui no médico verificar a pressão. Fui bem atendida e meu desejo é que esse tipo de ação aconteça sempre, que volte outras vezes ao nosso bairro, pois é muito bom para a população ter essas ações perto de casa. Os profissionais atendem bem e nos sentimos bem recebidos e atendidos”, declarou.

Secom Cabedelo

Compartilhar