Secretaria das Mulheres de Cabedelo entrega certificados a participantes de cursos do Maria Empreendedora

Projeto voltou a oferecer capacitações presenciais seguindo todas as recomendações sanitárias

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), iniciou, nesta segunda-feira (13), a entrega dos certificados a participantes do Projeto Maria Empreendedora.

As capacitações, que buscam a profissionalização das mulheres cabedelenses, voltaram a ser oferecidas de forma presencial, após um hiato de pouco mais de 1 anos e 6 meses sem atividades desse tipo.

Os primeiros certificados entregues referem-se ao curso de “Confeitaria Profissionalizante – Bolos (Pasta americana, Chantininho e Blindagem)”. Foram certificadas 60 participantes. O curso foi dividido em 4 turmas, com carga horária de 32 horas/aula. Cada turma recebeu o certificado no respectivo horário em que aconteceram as aulas, seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias.

“Graças a Deus, mesmo com todo cuidado, estamos voltando a promover os cursos e as ações presenciais para continuar proporcionando oportunidades, principalmente, para as mulheres cabedelenses. Muita gente ficou desempregada durante a pandemia ou vem sofrendo com essa recessão econômica e estes cursos chegam exatamente para tentar amenizar isso, pois fazem com que alguns possam ter uma renda extra (gerindo seu próprio negócio) ou se qualifiquem para ingressar com mais dignidade no mercado de trabalho”, destacou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscilla Rezende.

O Maria Empreendedora tem por objetivo capacitar e orientar mulheres cabedelenses a obterem a própria renda através de cursos em diversos segmentos. Recentemente, a SEPM abriu inscrições para outros cursos, todos com vagas já esgotadas: Culinária para Iniciante, Doce (Panetone, coração trufado e bem casados) e Apresentação de Ceia Natalina.

Desde 2018, o projeto Maria Empreendedora, somente na área de culinária, promoveu cursos que certificaram mais de 300 pessoas. Muitas delas se profissionalizaram na área, conquistaram espaço no mercado de trabalho ou até mesmo abriram seus próprios negócios.

A professora de culinária profissionalizante da SEPM, Clara Costa, especialista em confeitaria, acompanhou a trajetória de muitos cabedelenses que já se qualificaram nestes cursos.

“Me sinto muito feliz em participar desse momento. A Prefeitura promove esses cursos gratuitamente para população e temos a satisfação de observar que eles dão autonomia e empoderamento feminino, além de abraçarem os mais diversos segmentos. O feedback que recebemos é muito importante e cada vez mais os cursos estão sendo procurados, por isso, assim que abrimos as inscrições, as vagas se esgotam. Isso só demonstra mais ainda a qualidade do serviço que estamos ofertando”.

A estudante Raquel Alves, moradora da Praia do Poço, participou pela primeira vez de um curso promovido pela Prefeitura de Cabedelo, e agora já pretende se aperfeiçoar em novos módulos para, em breve, abrir seu próprio negócio.

“Foi minha primeira vez num curso como esse e já tenho as melhores perspectivas. Eu cozinho só pra família, mas a partir de agora pretendo me especializar para começar a vender bolos, tortas, doces, etc.”

Mais informações pelos cursos oferecidos pela SEPM podem ser obtidas pelo telefone (83) 3228-8618, de segunda a sexta, das 8h às 14h; ou diretamente na sede da SEPM, situada à rua Manoel Araújo do Nascimento, n° 130, Jardim Brasília.

Compartilhar