Secretaria das Mulheres entrega certificados a concluintes de cursos do Maria Empreendedora

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) realizou, nesta quinta-feira (21), a entrega dos certificados às participantes dos Cursos de Culinária para Iniciantes e Ceia Natalina. Com a conclusão desses módulos, o Projeto Maria Empreendedora fecha a programação de cursos previstos para o ano.

Ao todo, este ano, foram realizados 3 cursos, com 60 participantes em média nas turmas oferecidas pela manhã e à tarde na sede da SEPM. Desde agosto, foram realizados os cursos de Confeitaria Profissionalizante – Bolos (Pasta americana, Chantininho e Blindagem), Culinária para Iniciantes e Ceia Natalina.

“Encerramos a programação de cursos desse ano comemorando o sucesso do Projeto Maria Empreendedora. Todos os cursos são voltados para que elas aprendam e desenvolvam alguma habilidade na confecção culinária e, assim, possam ter uma renda extra em casa. Se Deus quiser, ano que vem, a partir de fevereiro, estaremos abrindo vagas para o ano todo, com mais cursos voltados para área culinária e para a parte de doces”, declarou a secretária da Mulher, Priscilla Rezende.

O Maria Empreendedora tem por objetivo capacitar e orientar mulheres cabedelenses a obterem a própria renda através de cursos em diversos segmentos. Desta vez, o projeto também realizou uma ação social com a distribuição de quentinhas, montadas com os produtos resultantes das oficinas, para a população da comunidade da Portelinha.

As capacitações, que buscam a profissionalização das mulheres cabedelenses, voltaram a ser oferecidas de forma presencial, após um hiato de quase um ano e meio, devido à pandemia.

“Esse é um momento de muita alegria por estar concluindo os cursos do ano de 2021, com muita adesão das alunas e dos alunos do curso. Todos estão satisfeitos e já cobrando para o ano que vem novos cursos. Percebemos uma alegria e felicidade pelo feedback que elas passam por participar desses movimentos da Secretaria. Algumas, inclusive, não conheciam e agora dizem não querer sair mais daqui. Todas as turmas foram fechadas, ultrapassando em alguns casos o número de vagas, pois não queríamos deixar ninguém de fora”, falou a professora de culinária profissionalizante, Clara Costa.

Raquel Marreiros, moradora do bairro do Poço, que participou de todos os cursos, descreveu sua satisfação com a conclusão dos cursos, da recepção e convivência na Secretaria e das expectativas quanto à utilização do conhecimento.

“Estou participando do curso pela segunda vez e é um prazer muito grande para nós que concluímos os cursos de cozinheira iniciante e de ceia natalina. Está sendo muito gratificante mesmo, pois foram receitas maravilhosas, principalmente para aproveitarmos agora no nosso natal e também, com certeza, comercializar. O projeto é uma iniciativa maravilhosa da gestão e aqui na Secretaria encontramos profissionais excelentes que repassam tudo para gente com muito amor e carinho”, comentou.

Compartilhar