Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Secom

Secretaria de Cultura de Cabedelo dá início a mais uma edição do Conexão Teatro e Dança Cabedelo com apresentações, vivências, oficinas e espetáculos

Projeto terá atividades nos principais bairros com uma programação diversificada e itinerante A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Cultura (Secult), deu início, nessa quarta-feira (29), à 3ª edição do projeto Conexão Teatro e Dança Cabedelo. A abertura aconteceu no Teatro Santa Catarina e contou com uma programação especial, homenageando e […]

30/03/2023 8h09 Atualizado há 2 meses atrás

Projeto terá atividades nos principais bairros com uma programação diversificada e itinerante

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Cultura (Secult), deu início, nessa quarta-feira (29), à 3ª edição do projeto Conexão Teatro e Dança Cabedelo.

A abertura aconteceu no Teatro Santa Catarina e contou com uma programação especial, homenageando e fazendo memória às manifestações culturais, grupos e coletivos que fizeram ou fazem parte da história da dança e do teatro na cidade.

As apresentações, intercâmbios e ações formativas do projeto serão ser realizadas durante os meses de março e abril, dando ênfase à importância simbólica do dia Mundial do Teatro (27 de março) e o dia Mundial da Dança (29 de abril).

Este ano, o Conexão Teatro e Dança de Cabedelo surge para promover a integração e o diálogo entre a arte cênica e a cidade, criando um mecanismo que estimule e valorize a história da dança e do Teatro no Município e reconhecendo tais manifestações como elementos importantes para a formação artística e para o desenvolvimento social da região.

“É uma satisfação muito grande mantermos vivo esse projeto que enaltece, enriquece e reconhece o que de melhor temos em nossa cultura, resgatando valores e mantendo viva nossa história, que está tão ligada às manifestações artísticas e culturais de Cabedelo”, destacou o prefeito Vitor Hugo, que fez questão de comparecer à noite de abertura do evento.

Ano passado, em sua 2º edição, o Projeto Conexão Teatro e Dança de Cabedelo contou com um programação de aproximadamente 45 dias, e envolveu cerca de 300 profissionais, totalizando 15 coletivos artísticos, formados por artistas da cidade, de outros municípios e até de outros estados, como Ceará e São Paulo, engajando cerca de 2.500 expectadores presenciais e mais de 15 mil nas redes sociais.

A noite de abertura foi prestigiada por representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal de Cabedelo; da Fundação Espaço Cultural (Funesc); além de representantes de coletivos culturais, artistas independentes e de populares. O secretário de Cultura de Cabedelo, Igobergh Bernardo, espera que, com essa iniciativa, abram-se portas para a produção artística local.

“Essa edição do Conexão vem fortalecer novamente a relação entre dança e o teatro e a importância dessas manifestações para a cultura e o desenvolvimento econômico e social da cidade. O evento já está consolidado no calendário oficial do município e, dentro das atividades nestes 30 dias, teremos ações formativas e apresentações de centenas de artistas locais, troca de experiências com dezenas de artistas de outros municípios e estados, apresentação de vários grupos – incluindo os melhores estúdios de dança da Paraíba – e ainda, no meio desse processo, teremos o intercâmbio internacional de uma bailarina nossa na Suíça. As apresentações acontecerão no Teatro Santa Catarina e as ações formativas e oficinas no Centro cultural e prédios anexos da Secult “.

Programação – O Conexão Teatro e Dança Cabedelo conta com uma extensa programação, que inclui espetáculos, oficinas, formações e apresentações artísticas.

Até o dia 1 4de abril, o Centro Cultural Mestre Benedito e o Anexo da Secult recebem o Intercâmbio Jazz Dance, com Lucas Mendes. O encerramento do projeto será no dia 14, no Teatro Santa Catarina.

No dia 15 de abril acontecem apresentações de espetáculos no Teatro Santa Catarina.

Nos dias 18, 19 e 20 de abril, o Centro Cultural Mestre Benedito recebe a Oficina de Sapateado “Bate o pé, Cabedelo*, com Flávia Espinosa.

De 17 a 20 de abril, no Anexo da Secult, será a vez da Oficina de Dança Popular “Caminhos Brincantes”, com Lua Camboatá.

No dia 22 de abril é a vez do encerramentos das oficinas de Sapateado e de Dança Popular, no Teatro Santa Catarina, que também será palco de diversas apresentações teatrais.

De 25 a 27 de abril, acontece a Oficina de Contemporâneo, com Maxwell Araújo, no Centro Cultural.

De 24 a 27 de abril, o Anexo da Secult recebe a Oficina de Jazz Funk, com Jack Keysy.

No dia 28 de abril, no Teatro Santa Catarina, estão programadas apresentações artísticas e o encerramento das oficinas de Contemporâneo e Jazz Funk.

O encerramento do Conexão Teatro e Dança será no dia 29 de abril, no Teatro Santa Catarina, com apresentações dos espetáculos “O Musical Viva a Nau Catarineta”; e “Bumba que Bumba mei boi”, do Grupo Eita de Projeções Folclóricas, de João Pessoa.

A Arte Dramática e a Dança em Cabedelo – A Dança e o Teatro são manifestações culturais que sempre estiveram presentes na história e na cultura da cidade. O teatro nos moldes pelos quais se conhece hoje teve início em Cabedelo a partir da década de 1950, através da atuação do então Pároco da Cidade – Padre Alfredo Barbosa. O religioso identificou na Cultura uma possibilidade de contribuir para evangelização e para o desenvolvimento social e educativo dos nativos.

Foi a partir de sua atuação com um grupo de jovens da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus que começaram a surgir as montagens dos primeiros espetáculos e grupos de teatro na Cidade, o que culminou no fortalecimento do movimento e na conquista da construção do Teatro Santa Catarina, inaugurado em 13 de março de 1987.

A arte da dança por sua vez pode ser observada antes mesmo do período colonial, com a presença dos rituais e das tradições indígenas. No entanto, assim como em outras regiões do País, com a chegada dos europeu, a cidade recebe grande influência na sua cultura e nos seus costumes, fazendo, então, surgir novas manifestações artísticas que permeiam até hoje a história na tradição local.

Na arte da Dança elas vão desde o popular –  com a Nau Catarineta, Coco de Roda, Ciranda, Quadrilhas Juninas, Capoeira – e passam pela contemporaneidade dos grupos de Dança de Rua, dos grupos de Axé dos anos 90, até a Dança Clássica e moderna dos tempos atuais.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade