Secretaria de Educação de Cabedelo capacita professores para a utilização dos recursos do Google em sala de aula  

A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), por meio do Setor de Tecnologia Educacional (STE), está com inscrições abertas para capacitação docente no processo de uso dos recursos do Google for Education. A oficina de produção Educação com o Google é voltado para os professores da rede municipal e busca disseminar entre eles o uso dos recursos disponibilizados pelo sistema.

A formação faz parte do calendário/2021 de atividades do setor, cuja função é habilitar, de forma contínua, os professores da rede à utilização de recursos tecnológicos no processo ensino e aprendizagem. As inscrições podem ser feitas através do link: https://sites.google.com/view/oficina2021/in%C3%ADcio?authuser=2 e as aulas serão oferecidas de modo on-line.

Serão oferecidas turmas nos períodos da manhã, tarde e noite, para que os interessados possam escolher o horário que melhor lhe convier. Os cursos começam já a partir desta terça-feira (9).

De acordo com a secretária de Educação, Márcia Moreira, a missão da Seduc nesses tempo de aulas remotas, por conta da pandemia de Covid, tem sido disponibilizar o suporte necessário às Instituições de Ensino e aos alunos e alunas da rede Municipal de Cabedelo. Buscando eficiência em 2020, algumas escolas pilotos iniciaram com a implantação de aulas síncronas, facilitando a interação professor-aluno.

“Iniciamos mais um ano letivo com o ensino on-line em meio à tantas dificuldades acerca da situação pandêmica que persiste, e para auxiliar e facilitar o processo de ensino e aprendizagem, aderimos a Plataforma Educacional Google For Educacion, como mais uma ferramenta que viabilizará de forma colaborativa maior aplicabilidade dos conteúdos e socialização do conhecimento, trazendo benefícios para o processo educativo. Permaneceremos também com as demais mídias digitais como forma de diversificar o acesso dos alunos aos estudos, como WhatsApp, Instagram, YouTube, Facebook… Com a Plataforma do Google, professores e alunos poderão criar novas possibilidades, extrapolando a criatividade no uso das tecnologias em sala de aula, mesmo que de forma virtual”, explicou Márcia.

Entre os objetivos da capacitação estão habilitar os docentes a construir e utilizar as ferramentas do ambiente de aprendizagem no Google Classroom; a análise das possibilidades didático-pedagógicas oferecidas pela Suite do Google, e a adaptação do processo ensino-aprendizagem a partir das ferramentas Google para o Ensino Híbrido.

“Essa capacitação marca o momento em que a Seduc está aderindo às ferramentas da Plataforma do Google, disponibilizadas para o incremento do processo de ensino e aprendizagens. É missão do STE atuar na interface entre a educação e a tecnologia, buscando modos de otimizar o processo de ensino. Assim, trabalhamos com essa percepção e acompanhamos a necessidade contemporânea dessas inter-relações. O quadro de pandemia que atravessamos, de certa forma, intensificou aquilo que já percebemos como necessário e inadiável”, comentou a coordenadora do STE,  Vanusa Valério.

Tecnologia para educação – O Google for Education é uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.

A suíte do Google dispõe das ferramentas essenciais para professores e escolas como: Google Sala de Aula, Gmail, Drive, Agenda, Sites, Artes & Cultura, Meet, Planilhas, tradutor, Blogger, livros, e Podcast. Com elas o usuário pode executar tarefas básicas como a pesquisa, a preparação de material didático, a comunicação e o arquivamento de material com fácil acesso.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ste.cabedelo@gmail.com

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Baixar arquivo [140.73 KB]

Compartilhar