Secretaria de Educação de Cabedelo reúne gestores da rede municipal em Semana Pedagógica

Evento funciona como acolhimento aos gestores e tem programação até o dia 07 de fevereiro

A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou, nesta terça-feira (01), a abertura da Semana Pedagógica do município, encontro coordenado pelo Setor de Gestão Escolar (Seges).

O evento foi realizado na Fortaleza de Santa Catarina e reuniu cerca de 60 pessoas, entre gestores e adjuntos escolares e de creches e convidados.

A Semana tem como objetivo promover o acolhimento de gestores e equipes para preparação de mais um ano letivo da rede municipal de ensino, com início previsto para o dia o dia 9 de fevereiro.

“Iniciamos a Semana Pedagógica com uma manhã descontraída com os gestores e adjuntos, fortalecendo a interação e socializando objetivos e metas a serem alcançados. Diante das mudanças e transformações constantes, em especial às inovações tecnológicas, precisamos atualizar conceitos e práticas e, sobretudo, contribuir para o aprimoramento, eficiência e excelência no processo de ensino e aprendizagem. A dinâmica da Educação requer planejamento, reflexão e análise da práxis pedagógica, onde formações como as propostas na semana que hoje se inicia, direcionadas aos gestores, supervisores e professores, são estratégias de uma gestão preocupada com o aprimoramento constante da educação pública de qualidade, gerida pelo município”, declarou a Secretária de Educação, Márcia Moreira.

Até o próximo dia 07, o evento, que este ano explora a temática “Cuidar para Florescer”, promove encontros com gestores escolares/creches, supervisores, coordenadores pedagógicos e professores.

A abertura da programação do encontro contou com aula de Zumba e dinâmicas com os participantes e reflexões sobre o tema gerador. O encontro recebeu apoio do gabinete da Seduc, Coordenação da Merenda Escolar, Guarda Metropolitana, Secretaria de Saúde, Fortaleza Santa Catarina e Coordenação da Pessoa com Deficiência.

Cuidar e Florescer – A temática “Cuidar para Florescer” explorada durante a Semana traz como proposição de que cada um “saiba florir, onde a vida o plantar”. A proposta toma como simbologia a figura do Cacto, que mesmo em meio a Região árida do Sertão Nordestino, resiste ao longo período de seca e floresce, mostrando a sua resiliência diante das situações difíceis.

“A proposta é refletir coletivamente sobre os desafios da gestão escolar. Assim como o cacto que resiste e floresce, o gestor enfrenta os desafios no seu dia a dia à frente da Gestão, tendo que se adaptar às situações adversas, como nesses dois últimos anos de Covid19”, explicou Rosilane Oliveira, coordenadora do Seges, responsável pelo acompanhamento dos 49 Gestores de Escolas e Creches da Rede Municipal de Ensino.

Compartilhar