Secretaria de Educação de Cabedelo reúne gestores e supervisores em encontros setoriais

 

A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), por meio dos setores de Gestão Escolar (Seges) e Coordenação Pedagógica deu início, nesta quarta-feira (10), aos Encontros Pedagógicos. Até amanhã (11), a iniciativa vai reunir gestores e supervisores das escolas da rede municipal em momentos de motivação e preparação para o ano letivo 2021, previsto para começar no próximo dia 1º.

O Encontro de Gestores nesta quarta-feira (10) aconteceu na Escola Paulino Siqueira. Com o tema “Plantando Sementes: O desafio de ser um girassol na Gestão Escolar”, o evento reuniu cerca de 50 gestores e adjuntos escolares e de creches.

“Esse encontro foi um momento de acolhida com os nossos gestores, gerais e adjuntos, no qual apresentamos algumas modificações no quadro e agradecemos pelo emprenho e compromisso frente ao ano desafiador que foi 2020. Teremos muitas batalhas a serem vencidas, mas estamos firmes e fortes, trabalhando a resiliência, a união e o cuidado para que tenhamos o desempenho almejado e alcançarmos a excelência no processo de ensino e aprendizagem. Que 2021 seja um ano de luz! Que nossos gestores sejam luzes em nossas instituições e possam acolher com muito carinho funcionários e professores, tanto os antigos como os recém concursados que estão chegando para compor o quadro”

O evento reservou para os participantes momentos de apresentação artística, reflexões sobre texto com o eixo temático girassol, dinâmica, entrega de mimos e plantio de sementes de girassol em praça pública próxima ao local de realização.

As temáticas escolhidas em cada edição apontam sempre para assuntos que estejam atreladas ao cotidiano da gestão escolar. Este ano, a simbologia do girassol foi tomada pela capacidade da planta em produzir e espalhar sementes, bem como com sua relação com a luz e com as plantas da mesma espécie

“Que nossos gestores, assim como o girassol, possam levar para sua equipe entusiasmo e vitalidade, refletindo energias positiva. Principalmente que, nos momentos de conflitos, assim como os girassóis, eles se voltem uns para os outros, transmitindo valores como solidariedade, respeito e companheirismo, enfatizando, assim, o novo enfoque da Gestão Escolar que vai além do ato de gerir e, sim, de construir ações articuladas e coletivas, visando uma educação de qualidade”, declarou a coordenadora do Setor de Gestão Escolar, Rosilane Almeida.

Supervisores – Na quinta-feira (11) será a vez dos supervisores escolares se reunirem pela primeira vez no ano. Assim como com a equipe de gestores, o encontro servirá como uma forma de boas-vindas à equipe de supervisão e a apresentação das diretrizes para o ano letivo que se inicia.

No primeiro momento, a equipe será recepcionada pela secretária Marcia Moreira e pela adjunta Jacqueline Régis. Além da apresentação das coordenações pedagógicas, o momento também servirá como reflexão para os desafios que se apresentam para a supervisão no atual momento.

A assessora pedagógica, Vera Gomes, falou sobre a importância do encontro e apresentou os temas que merecem discussão nas relações entre coordenações pedagógicas e supervisão escolar.

“Reservamos para um segundo momento do encontro a apresentação das orientações gerais para o ano letivo 2021, de acordo com os segmentos específicos. Dentre eles, o ensino híbrido, o sistema Saber, a reorganização curricular e a Jornada Pedagógica Conectada, para todos os educadores da rede. O trabalho das coordenações pedagógicas com a supervisão  escolar é sempre de muita interação, reflexão e aprendizagem; é a ponte de equilíbrio que dá suporte significativo para o andamento do processo didático pedagógico”.

Compartilhar