Secretaria de Educação divulga nomes de vencedores da etapa municipal do Prêmio MPT na Escola 2021

Ganhadores participam, agora, da etapa estadual, em setembro

A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc) divulgou, esta semana, o nome dos vencedores da etapa municipal do Prêmio MPT na Escola 2021. São seis alunos da rede municipal de ensino aptos a participar da etapa estadual, concorrendo nas categorias Conto, Poesia e Desenho.

A etapa municipal do prêmio promovido pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com a Prefeitura deriva do estudo de material distribuído previamente pelo MPT, que tem como temática o trabalho infantil e serve de base para discussões, debates e esclarecimentos nas salas de aula. No curso dos estudos dirigidos, os alunos são incentivados a produzir trabalhos literários, artísticos e culturais, visando a competição.

O MPT na Escola 2021 é uma iniciativa do projeto ‘Resgate a Infância’, eixo Educação, que faz parte da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Trabalho.

O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador. A ação também faz parte da comemoração dos 31 anos do Estatuto da Criança e Adolescente.

“Concorreram, na etapa municipal do Prêmio, as seis escolas municipais que participam do projeto. Foram escolhidos os melhores e, logo em seguida, todos os trabalhos foram avaliados pela comissão julgadora. Os vencedores das 5 escolas foram inscritos para a etapa estadual, em que concorrerão com candidatos de João Pessoa e Guarabira e, caso ganhem, participarão da etapa nacional, em Brasilia”, explicou o coordenador da executiva local do projeto, Gilbert Monte.

Para elaboração dos projetos, cada unidade escolar concorrente contou com um professor para orientar, auxiliar, formatar, acompanhar e registrar as atividades. Todo o processo foi feito de maneira a respeitar as medidas sanitárias recomendadas para o atual momento de pandemia.

Vencedores – Os Alunos vencedores na categoria Conto foram: Bruna Cavalcante Cruz, da Escola Municipal Silvana Oliveira; e Karoline Rodrigues dos Santos, da Escola Municipal Plácido de Almeida.

Na categoria Poesia os vencedores foram: Luís Gustavo Freitas Florentino de Souza Filho, da Escola Municipal Paulino Siqueira; e Pedro Paulo Sales de Oliveira, da Escola Municipal Pedro Américo.

Por fim, na categoria Desenho, os vencedores foram: João Victor Alves da Silva, da Escola Municipal Miranda Burity; e Kamilly Vitória da Silva Santos, da Escola Municipal Paulino Siqueira.

Os trabalhos inscritos na etapa estadual serão avaliados por Comissão Julgadora Regional, instituída no âmbito da respectiva Procuradoria Regional, devendo o resultado dos(as) vencedores(as) ser publicado até o próximo dia 3 de setembro. Os trabalhos que obtiverem o 1º lugar, em cada categoria do Prêmio na etapa estadual, serão inscritos na etapa nacional até o dia 17 de setembro de 2021.

Parceria – O projeto é uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho com a Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria da Educação. Tem como Coordenadora Geral, por parte do MPT, a procuradora do Trabalho, Maria Edlene Lins Felizardo.

Em Cabedelo, ele é coordenado pela Secretária de Educação, Márcia Oliveira, e tem o Professor Gilbert Monte como Coordenador da executiva local.

Compartilhar