Secretaria de Educação promove V Encontro de Gestores de Escolas e Creches do Município de Cabedelo

Evento foi marcado por homenagens e pelo recebimento de comendas enaltecendo a educação local

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio do Setor de Gestão Escolar (Seges) da Secretaria de Educação (Seduc) promoveu, nessa quinta-feira (16), o Encontro Anual de Gestores de Escolas e Creches do Município. Em sua 5ª edição, o evento recebeu o nome de “Noite das Estrelas” e buscou homenagear os gestores que mais se destacaram durante o ano de 2021.

A solenidade foi realizada no pátio interno da Escola Municipal Paulino Siqueira e recebeu autoridades, convidados especiais, gestores e gestores adjuntos. Para ter acesso, todos tiveram que apresentar previamente os cartões de vacinação, conforme orientação do decreto municipal.

“Nós temos mesmo uma constelação, uma preciosidade…Que bom poder fazer parte desse momento e celebrar o brilhantismo da equipe gestora da Secretaria de Educação de Cabedelo. São profissionais que sempre estão enfrentando problemas e, ao mesmo tempo, acolhendo alunos, funcionários e professores, prestando-lhes um auxílio que não é somente pedagógico. Eu não poderia deixar de fazer parte desse momento tão grandioso e especial preparado pelo Seges”, destacou Márcia Moreira, secretária de Educação.

Na ocasião, também foi divulgado o recebimento de um prêmio nacional concedido ao município. O “Selo Compromisso com a Educação 2021”  é promovido pelo Programa Nacional Todos Pela Educação – entidade filantrópica que visa valorizar as ações educacionais e o engajamento dos seus profissionais no programa. Cabedelo foi o município paraibano que teve o maior número de cursistas inscritos no programa, com a representação de 42 gestores e 1 técnico da Seduc.

“Temos uma equipe que zela pelo olhar diferenciado que a gestão municipal tem pela nossa educação. Agradecemos pelo empenho que os gestores têm no dia a dia e pela participação nesse curso, pois além do esforço pelo conhecimento, eles se engrandecem como profissionais e engrandecem a educação de Cabedelo”, disse Márcia.

O Encontro é realizado desde 2017 e é pioneiro na Paraíba, propondo, principalmente, um momento de valorização e reconhecimento da figura dos gestores à frente das unidades educacionais, a fim de estimulá-los em suas experiências no cotidiano escolar.

“Esse encontro visa a valorização do profissional que é o elo entre a escola e a Secretaria de Educação. Atualmente, a figura do gestor tem que atentar às competências institucionais, políticas, pedagógicas e relacionais. E os nossos participaram de fórum de discussão que visam diretrizes em nível nacional e se destacaram. Por isso essa comemoração não poderia ser tão singular”, destacou Rosilane Oliveira, coordenadora do Seges.

Tradicionalmente, a solenidade premia os gestores nos segmentos de Educação Infantil , Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Nesta edição, a homenagem foi  com a comenda “Gestor Petrônio Fernandes Beltrão” , criteriosamente escolhido comendador pela coordenação do Seges no ano anterior.

Premiações – Na Noite das Estrelas, no segmento de Educação Infantil, quem recebeu a comenda foi a equipe gestora da Creche Municipal Adamo Klinger de Castro Frutuoso; no Fundamental, foi a gestão da Escola Municipal Maria José Veríssimo de Andrade; e no Fundamental II, a gestão da Escola Municipal Plácido de Almeida.

“Eu só tenho a agradecer a todos por esse presente e aos que foram suporte pra esse nosso trabalho”, disse a representante da gestão homenageada no segmento educação infantil, Maria José Cunha, gestora da Creche Ádamo Klinger.

“Eu só estou na escola para trabalhar para o aluno, o sucesso de nosso trabalho se reflete na vida deles. Uma Secretaria forte nos fortalece também”, afirmou Liz Helena, gestora da Plácido de Almeida e representante da gestão homenageada no segmento Fundamental II.

Honra ao Mérito – Ainda durante a solenidade, o gestor comendador Petrônio Beltrão recebeu a comenda de “Honra ao Mérito pelo Empenho e Compromisso prestado à Educação de Cabedelo”.

“Quero agradecer de coração a todos. Deus nos honrou com esta comenda, mas eu vejo um comendador em cada um gestor das nossas escolas e creches, pois nossa função é dirimir conflitos, lidar com pessoas, fazer a escola funcionar e crescer. É importante também que enxerguemos qualidade nas pessoas que nos auxiliam, nos nossos parceiros, pois isso é extremamente necessário para fazermos render frutos e ter uma escola cada vez melhor. Sejamos respeitados não pelo temor, mas pelo amor” destacou Petrônio.

Lançamento da Comenda 2022 –  Em um dos momentos especiais da noite, o Seges também anunciou o nome de Rosemberg Farias, gestora da Escola Maria José Veríssimo, como a gestora comendadora do projeto para o ano de 2022. E o setor também foi homenageado por uma representação dos gestores.

“Eu acho que todas nós somos merecedoras. Agradecemos por todo apoio e carinho que recebemos. Tudo isso que está acontecendo só nos dá vontade de fazermos melhor ainda”, ressaltou Rosenberg.

Compartilhar