Secretaria de Saúde de Cabedelo cria Serviço de Escuta Psicológica aos Profissionais de Saúde

Iniciativa busca ouvir e assistir a categoria durante a pandemia do Covid-19, mantendo seu bem-estar e sua saúde mental

Pensando no bem-estar mental dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao Covid-19, a Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) criou o Serviço de Escuta Psicológica aos Profissionais de Saúde (Seps). A rede funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 14, na sede da Sescab.

O Seps é formado por psicólogos e está disponível para atender todo profissional da saúde que esteja atuando nas unidades de saúde locais durante esse período de pandemia. O atendimento é feito de forma presencial e através de uma plataforma que conecta todos esses trabalhadores.

“Esses profissionais são os mais expostos à doença, mas também são os grandes responsáveis por salvar vidas. E se eles estão cuidando de milhares de pessoas, alguém precisa cuidar deles. Através do Seps, oferecemos apoio psicológico e motivacional para essas pessoas que são fundamentais e importantes para nós nesse momento, pois é com seus esforços e competência que estão fazendo o seu trabalho. Sabermos que a nossa população está sendo cuidada com responsabilidade e que eles fazem a diferença”, destacou o secretário da Saúde, Murilo Suassuna.

Dicas – Dentro das ações oferecidas pelo Seps está a elaboração de uma cartilha com dicas simples para os profissionais cuidarem de si e de sua saúde mental, como lembrar de fazer pausas e descansar entre os turnos de trabalho; manter uma dieta saudável e equilibrada; usar sempre os Equipamentos de Proteção Individual ao realizar visitas domiciliares; reduzir a leitura ou o contato com notícias; e praticar o relaxamento mental e corporal, buscando aliviar o estresse diário.

Para mais informações acerca do Sesp, basta ligar para o telefone da Sescab: 3250.3153.

 

Compartilhar