Secretaria de Segurança de Cabedelo apresenta projeto para nova e moderna sede, em Camboinha

Prédio vai abrigar Centro de Formação e Qualificação e Centro de Formação, Capacitação e Ensino

A Secretaria de Segurança Municipal (SSM) de Cabedelo apresentou, nesta segunda-feira (22), o projeto arquitetônico da sua nova e moderna sede, que irá comportar o Quartel General da Guarda, bem como o Centro de Formação e Qualificação e o Centro de Formação, Capacitação e Ensino (Ceforce).

Além da apresentação do projeto às autoridades presentes, dentre elas o prefeito Vitor Hugo, a equipe da SSM também fez um balanço de suas ações e investimentos nos últimos 18 meses de gestão.

A nova sede da Guarda ficará localizada à rua Maria Fernandes Viana com a rua João Roberto Borges de Sousa, no bairro de Camboinha I, e possui uma área de 1.528,59m². A previsão é que a construção do prédio seja iniciada no primeiro semestre de 2023, com um investimento próprio de cerca de R$ 5 milhões.

“É uma satisfação e honra poder tirar do papel um projeto importantíssimo para a Guarda Metropolitana de Cabedelo. Em breve, nós teremos a Secretaria de Segurança Municipal mais moderna do Nordeste e uma das melhores do Brasil. É mais um sonho sendo realizado, e não tenho dúvidas de que todos da família sangue azul ficarão igualmente honrados quando concluirmos essa construção. Os investimentos estão orçados em aproximadamente 5 milhões de reais e serão provenientes de recursos próprios. Pretendemos, ainda, aparelhar o prédio com o que tiver de mais moderno e tecnológico pra colocar à disposição desses profissionais, que são ícones da segurança da cidade e merecem toda nossa dedicação e empenho nesse projeto”, destacou o prefeito Vitor Hugo.

Atualmente, a SSM está instalada em uma edificação alugada e com uma infraestrutura defasada para a sua funcionalidade.

“Por isso tivemos a necessidade de elaborar um projeto que atendesse às exigências mínimas para a sua instalação e demandas que a Secretaria necessita de acordo com seu quadro funcional e atribuições. Um investimento de tal dimensão precisa ser pensado para posterioridade, de modo a suprir por um considerável período de tempo, levando-se já em consideração as potenciais expansões administrativas e operacionais que possam vir a surgir, num período de 20 a 30 anos”, explicou o secretário de Segurança, Magalhães Lourenço.

A nova sede abrigará o Centro de Formação e Qualificação de Guardas, cujo objetivo principal será a formação, especialização e atualização profissional dos integrantes da GMC, como também, a realização de projetos, pesquisas e outras formas de intercâmbio entre os profissionais de segurança pública. Também faz parte do projeto, a criação do Ceforce, um espaço adequado e equipado para se alcançar os objetivos, expandindo os conhecimentos e competências com maior eficiência e qualidade.

Estrutura – O prédio será dividido em dois blocos. O Bloco Administrativo contará com Gabinete do CMDT e Secretaria de Segurança, Gabinete do sub CMDT e Secretario Adjunto , Chefia de gabinete, Sala das assessorias, Sala de planejamento e gestão, Auditório com capacidade para 90 pessoas, Ouvidoria, Corregedoria Geral, Salas de diretorias (operacional, adm e apoio logístico), Salas de coordenações, Sala de inspetorias, Sala de ocorrências, Sala de reunião, Sala de equipamentos bélicos (cofre) e Sala do núcleo de saúde ocupacional.

Já o Bloco de Suporte Operacional abrigará o Ceforce, e contará com Estande de tiros físico, Estande de tiros virtual, Alojamentos, Refeitório, Academia, Sala de defesa pessoal, Salas de aulas teóricas, Sala de aula multiuso, Vestiários, Núcleo de almoxarifado e patrimônio, Diretoria do Ceforce, Coordenação pedagógica do Ceforce

A nova sede ainda contará com estacionamento interno, estacionamento externo para visitantes, pátio e guarita blindada com eclusa; e será alimentada por sistema de energia solar, tornando-a autossuficiente.

Investimentos – Durante a apresentação do projeto, também foi relatado os investimentos realizados pela SSM para garantir a qualidade dos agentes e a segurança da população. Dentre eles, estão aquisições de munição letal original e de primeiro uso para diversos calibres, dispositivo elétrico incapacitante, armamento letal, drone, quadriciclo, tonfas, algemas e bastões retráteis; e ainda equipamentos de proteção individual e demais materiais.

A Secretaria ainda destacou os constantes treinamentos e capacitações pelos quais passam os agentes da corporação; bem como o incentivo e o respeito à categoria, com o aumento salarial da classe, após 20 anos sem reajuste.

Presenças – Estiveram presentes à solenidade de apresentação do projeto, o presidente da Câmara Municipal de Cabedelo, vereador André Coutinho; o secretário municipal de Finanças, Ricardo Coelho; a presidente do sindicato das Guardas Municipais da Paraíba, GCM Íris Cavalcanti; o comandante da Guarda Civil de Bayeux, GCM Wesley Franklin; e o representante da Guarda Metropolitana de João Pessoa, GCM Vitor Freire; além de representantes do Poder Legislativo, secretários de Governo e profissionais da segurança pública.

 

 

 

Compartilhar