SELO UNICEF: Prefeitura realiza reunião para debater indicadores sociais e metas para a Educação

A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), por meio Comissão Municipal do Selo Unicef, realizou uma reunião intermediária, nesta terça-feira (18), para discutir questões relativas às metas a serem atingidas pelo município com relação ao Selo Unicef.

Entre os objetivos da reunião estavam a análise da situação do município no tocante aos indicadores sociais pactuados no 1° Fórum Comunitário Selo Unicef 2017/2020, ocorrida em 31 de junho do ano passado, bem como a atualização dos dados relativos à Implementação das ações e iniciativas previstas no Plano de Ação pelos Direitos de Crianças e Adolescentes.

“Desde que assumimos, em apenas um ano efetivo de trabalho, conseguimos dar um impulso na Educação do município. Acabamos com a evasão escolar e investimos sério em um trabalho de construção da educação por processos de recuperação de escolas, entrega de fardamentos, introdução da tecnologia e qualificação dos profissionais. Essas ações servem e são uma parcela dos esforços para alcançarmos os índices do Selo Unicef, que é um prêmio que almejamos e que, certamente, vai orgulhar os cabedelenses”, declarou o prefeito Vitor Hugo, presente ao encontro.

O Selo é um reconhecimento dado aos municípios que conseguem melhorar os indicadores relativos aos direitos de crianças e adolescentes. O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para estimular e reconhecer os avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia.

Cabedelo aderiu ao Selo Unicef há três anos e, ao longo desse tempo vem cumprindo as etapas previstas na Metodologia: Constituição da Comissão Intersetorial, escolha do Articulador e do Mobilizador de adolescentes; Reunião dos Fóruns Comunitários, reunião intermediária de acompanhamento; acompanhamento das ações  na plataforma do Selo; e acompanhamento dos 17 resultados sistêmicos.

“A reunião intermediária, que é uma das etapas que o município tem que cumprir, serve como um chamamento para as Secretarias e gestores diretamente responsáveis pelo comando das ações que visam contribuir para as melhoria dos itens relativos ao Prêmio do Selo Unicef. Tivemos uma participação bem representativa dos órgãos, o que demonstra de cara um comprometimento dos vários atores envolvidos”, comentou a articuladora do Selo Unicef, Nadja Santos.

Compartilhar