Semana da Pátria é aberta com hasteamento da Bandeira e execução do Hino Nacional em praça pública

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Secretaria de Educação (Seduc), deu início, nesta quinta-feira (1) à Semana da Pátria na cidade.

O hasteamento da bandeira e a execução do Hino Nacional, na praça do Marinheiro, marcaram a solenidade, que contou com a presença do prefeito Vitor Hugo e de diversas autoridades, dentre elas o presidente da Câmara Municipal, vereador André Coutinho, e a secretária de Educação, Márcia Moreira.

A solenidade ainda contou com a presença de alunos das escolas municipais Major Adolfo Pereira Maia, Silvana Pontes e do Instituto Educacional Pequeno Príncipe; e dos secretários Citar secretários Magalhães Lourenço (Segurança), Kilma Madruga (Junta Militar), dentre outros.

Até o dia 7 de setembro, membros do poder público e da sociedade civil de Cabedelo deverão se revezar nos atos cívicos de hasteamento e arreamento das bandeiras, que acontecerão diariamente, às 8h e às 17h, respectivamente, na Praça do Marinheiro.

“Declaro aberta a semana da Pátria em Cabedelo. Foram dois anos de pandemia em que estivemos impedidos de realizar estes eventos da maneira que gostaríamos e, depois desse período de tantas perdas, estamos retomando estas atividades cívicas com muita alegria. Desejo que a nossa população reflita no simbolismo que esta semana representa para todos nós, e aproveito pra convidar a todos para prestigiarem os desfiles do Centro e do Renascer”, declarou Vitor Hugo Castelliano.

As comemorações da Semana da Pátria também serão marcadas pela realização dos desfiles cívicos, que tradicionalmente reúnem os alunos da rede municipal e privada, assim como instituições civis e militares em celebração à data.

No sábado (3), às 15h, acontece o Desfile do Renascer, que deve contar com a participação de 16 instituições, entre entidades religiosas, grupo artístico, escolas privadas de ensino infantil, creches e escolas municipais e 6 bandas marciais. Ao todo, o desfile deve reunir uma média de 677 alunos, das escolas e creches municipais e 253, das escolas particulares.

Este ano, a Seduc promoveu mudanças no percurso do desfile, cuja concentração ocupará a Rua Nova Esperança. Saindo da concentração o desfile percorrerá a Rua São José, onde estará instalado o palco das autoridades e seguirá pela Rua Santo Antônio até à dispersão.

Já no dia 7 de setembro, será a vez do principal desfile da cidade, cujo percurso vai da Secretaria de Educação, à altura da Rua Pastor José Alves de Oliveira, em direção à Praça Getúlio Vargas, no Centro, local da dispersão.

Serão 61 representações, entre instituições militares, organizações civis, 2 escolas particulares, 22 creches e escolas municipais, 3 escolas estaduais, bandas marciais e Secretarias municipais de Educação, Mobilidade Urbana e Transporte. A estimativa é que cerca de 2.800 pessoas participem da celebração cívica.

“Estamos dando início a Semana da Pátria, que ocorre de 1 a 7 de setembro. Neste período é relembrada a história da Independência do Brasil, marco importantíssimo para o nosso povo. Momento favorável para acender nas mentes e corações de cada brasileiro a vontade de conhecer um pouco mais sobre o seu país e a sua cultura. Ensinar os nossos alunos a apreciarem e valorizarem essa semana, enaltece a esperança de um futuro harmonioso, pois reconhecemos a nossa história e as nossas conquistas, reforçando o patriotismo, dando ênfase a ordem e o progresso evidenciado em nossa bandeira”, finalizou a secretária de Educação, Márcia Moreira.

Compartilhar