Semana da Pátria é aberta em Cabedelo com hasteamento da Bandeira e desfile cívico no Renascer

A Semana da Pátria foi aberta, neste sábado (1), com o tradicional hasteamento do Pavilhão Nacional na Praça do Marinheiro pelo prefeito Vitor Hugo. Em seguida, no Renascer, aconteceu o desfile cívico, que reuniu creches e escolas do bairro e da vizinhança, em uma demonstração de patriotismo, encantando a população que saiu às ruas para prestigiar as apresentações.

Participaram do desfile 17 unidades de ensino (sendo 3 creches, 6 escolas municipais, 1 estadual e 1 da iniciativa privada) dos bairros de Renascer, Salinas de Ribamar, Jardim Alfa, Gama e também do Jacaré, além do grupo folclórico Xaxado Infantil e bandas Marciais que animaram os participantes e expectadores.

Promovido pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Educação (Seduc) e com apoio logístico das demais Secretarias, o desfile no bairro do Renascer teve como percurso as ruas Ascendino Anselmo Rodrigues, Santo Antônio e São José e Nova Esperança. O evento já é um atrativo tradicional que propicia entretenimento e, principalmente, apresenta à comunidade os projetos e atividades educacionais que são desenvolvidos nas unidades escolares.

“Estamos abrindo oficialmente a Semana da Pátria em Cabedelo visando de forma especial transmitir a importância dos eventos cívicos para os nossos jovens. É importante ressaltar também que, neste momento especial em que nossa cidade está resgatando a credibilidade no governo municipal, estamos trabalhando diuturnamente pelo seu desenvolvimento, e estamos felizes pela confiança da população. Aproveito para pra convidar a todos para prestigiarem o desfile principal do próximo dia 7 de setembro, no Centro de Cabedelo”, destacou o prefeito Vitor Hugo.

Após parabenizar toda a equipe, a secretária de Educação Priscila Dias destacou a participação das escolas na Semana da Pátria e demonstrou muita expectativa com o desfile do dia 7.

“Foram dois meses de trabalho intenso nas escolas e na Secretaria, para que nós pudéssemos apresentar ao Renascer no dia de hoje o exemplo de cidadania que nossos alunos deram. É com muita satisfação que a gente percebe que a escola e a educação vêm  fazendo a diferença, e a que a gente consegue perceber e reconhecer o trabalho desses gestores e alunos. Todos estão de parabéns. No próximo dia 7 podemos esperar uma grande festa e demonstração de civismo. Temos a intenção de realizar em Cabedelo um dos maiores desfiles do estado da Paraíba”, destacou a secretária.

Temas dos Pelotões – Os pelotões das escolas apresentaram, durante o desfile do Renascer, projetos e ações realizadas no âmbito educacional, bem como temas que visam sensibilizar a população como ecologia, educação para o trânsito, paz no mundo, educação tecnológica, empreendedorismo, sustentabilidade, família e direitos sociais. O Ano Cultural “prefeito Enivaldo Miranda” também foi bastante evidenciado com cartazes, banners e até fantasias e bonecões que simbolizaram o homenageado, inclusive, carregando seu folclórico guarda-chuva.

A adolescente Vitória Milene, moradora do bairro Jardim Gama e aluna do 9°ano da Escola Municipal Maria das Graças Carlos Resende no mesmo bairro, demonstrou felicidade em participar do desfile. “Participar também nos ajuda a aprender mais e a refletir sobre os temas que são apresentados, sem falar que podemos mostrar os nossos trabalhos para o publico”.

A comerciária Maria Elaine, 38 anos, explicou o motivo especial que a leva a assistir o evento. “Todos os anos estes alunos desfilam na minha porta e assistir ao desfile é uma tradição que passa de geração em geração. Eu já desfilei e hoje são meus filhos”, finalizou.

Escolas envolvidas – Participaram do Desfile Cívico do Renascer as seguintes unidades de ensino:Instituto Educacional Escola Mágica; as creches municipais Santa Bárbara, Tarik Antonio e Josefa Régis; as escolas municipais Hildebrando da Silva, Maria José Veríssimo, Maria das Graças Rezende, Pedro Américo, Plácido de Almeida e Elizabeth Ferreira; e a escola estadual Abreu e Lima.

 

 

 

Secom Cabedelo

Compartilhar