SEMANA DO BEBÊ Bebê prefeito recebe chave da cidade para lembrar cuidados e atenção na primeira infância

A semana dedicada às discussões acerca da primeira infância reserva um momento especial para um cabedelense recém-nascido. Trata-se do “Bebê Prefeito”, condição simbólica outorgada à primeira criança nascida na cidade durante as comemorações da Semana do Bebê, evento realizado pela Secretaria da Educação (Seduc) em parceria com as Secretarias de Saúde (Sescab) e Assistência Social (Semas), iniciado no domingo (19) e que está em sua 9ª edição.

Ly-ãnn Samy Pereira da Silva Lima nasceu nesta terça-feira (21), às 05:15h, pesando 2.665 kg, e é filho de Luciana Pereira da Silva, 36, moradora do Jardim Manguinhos. Nesta quinta-feira (23), ele tornou-se, em solenidade realizada no Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB), o 5º “Bebê Prefeito” da cidade portuária. Na ocasião, recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito Vitor Hugo, a faixa prefeital e um kit com lembrancinhas e produtos para bebê.

A Semana do Bebê é uma campanha que visa chamar a atenção para os cuidados que um bebê tem que receber nos três primeiros anos de vida. Em Cabedelo, a iniciativa está em sua 9ª edição, e tem como tema “ O despertar de uma infância saudável no novo normal”, que põe em discussão as condições para uma infância saudável no período pós-pandemia.

“Estamos na Semana do Bebê, um evento que envolve um tripé fundamental: a educação, a saúde e a assistência, que são imprescindíveis quando falamos em infância. Sabemos que as crianças são o futuro de nossa cidade e precisamos prover essas crianças de estrutura escolar mais modernas, com uma saúde de primeira qualidade, assim como uma assistência atuante, ampla e inclusiva. Estamos felizes com relação a isso e vamos continuar com esse trabalho belíssimo na cidade de Cabedelo” , destacou o prefeito Vitor Hugo, acompanhando, na ocasião, pela primeira-dama Daniela Ronconi.

O “Bebê Prefeito” é escolhido em um concurso oferecido no HMMPAB. Para receber a homenagem, a criança tem que nascer na cidade e a mãe ter realizado, pelo menos, oito atendimentos de pré-natal, além de ter tomado todas as vacinas e observado todos os cuidados durante a gestação.

“O Hospital vem se preparando ao longo dos anos para melhorar sua estrutura física, sua equipe de profissionais, o atendimento e a humanização. Todo esse processo é contextualizado nesse brinde que contempla uma criança que nasce nessa semana de parto normal, presenteando-a com a chave da cidade e tornando-a o “bebê prefeito”. É um ato simbólico, mas muito bonito e que chama a atenção para os nossos serviços. Queremos que, cada vez mais, o cabedelense nasça em Cabedelo e trabalhamos para oferecer essa estrutura, para dar suporte e segurança à mãe e ao bebê”, declarou o secretário da saúde, Murilo Suassuna.

“Essa é uma das ações que mais emocionam na Semana do Bebê: a expectativa grandiosa da chegada do 1° bebê, nascido de parto natural e filho de Cabedelo, para ser diplomado o ‘Bebê Prefeito’, representando a responsabilidade da gestão municipal acerca do cuidado, atenção e base educativa que devemos direcionar aos nossos pequenos na Primeira Infância”, complementou a secretária de Educação, Márcia Moreira.

Compartilhar