SEMANA DO BEBÊ CABEDELO Chave da cidade é entregue ao bebê prefeito 2022

Iniciativa marca as atividades da X Semana do Bebê, que busca reforçar a importância e os cuidados na 1ª infância

Para lembrar os cuidados e atenção na primeira infância, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) deu início à X Semana do Bebê. Dentro da programação, foi realizada, nesta terça-feira (20), a já tradicional entrega simbólica da chave da cidade à primeira criança nascida durante o projeto.

Promovida pelas Secretarias da Educação (Seduc), em parceria com as Secretarias de Saúde (Sescab) e Assistência Social (Semas), a Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social do Fundo das Nações Unidas para a Primeira Infância e uma das metas obrigatórias para o município de Cabedelo receber a certificação internacional do Selo Unicef (edição 2021-2024), tendo como objetivo tornar a primeira infância prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

O “Bebê Prefeito” é uma condição simbólica outorgada à primeira criança nascida na cidade durante as comemorações da semana especial. Para receber o título, é preciso que a mãe tenha realizado um número mínimo de atendimentos de pré-natal, além de ter tomado todas as vacinas e observado todos os cuidados durante a gestação.

A  primeira dama do Município, Daniella Ronconi, entregou a chave da cidade ao pequeno Ravy Rafael Barbosa dos Santos, filho de Rafael Barbosa de Oliveira Alves e de Eliane Mateus dos Santos, que veio ao mundo na madrugada do último domingo (18), por meio de parto normal, pesando 3.580kg e com estatura de 51cm. Ainda fizeram parte da comitiva as secretárias Márcia Moreira (Educação); Cynthia Cordeiro (Assistência Social); do secretário Murilo Suassuna (Saúde); além das representantes do corpo administrativo do HMMPAB: Elisandra Paulo (diretora administrativa) e Evelyn Ribeiro (diretora geral).

“O Bebê Prefeito representa todas as crianças que têm a experiência de nascer em sua própria cidade e de comprovar a qualidade, atenção e dedicação que a atual gestão tem para com os assuntos relacionados à primeira infância, como acompanhamento pré-natal e o desenvolvimento inicial da criança, alimentação saudável, aleitamento materno, dentre outros temas igualmente importantes. Ficamos felizes em poder participar de mais uma Semana do Bebê, que dá respaldo às ações que acontecem no cotidiano do município. Estão de parabéns as Secretarias envolvidas”, ressaltou Daniella.

A mamãe do bebê prefeito, Eliane dos Santos, elogiou o atendimento que recebeu do Hospital e a emoção do 3º filho receber a comenda.

“O atendimento aqui foi ótimo e toda a equipe médica está de parabéns. Foi um parto sem intercorrências e mesmo sendo o meu terceiro filho, a emoção de ter Ravy foi imensa. Quando eu soube que ele seria o bebê prefeito foi uma sensação tão boa. São histórias que terei pra contar quando ele crescer “, disse.

Além da chave da cidade, o Bebê Prefeito também recebeu um Kit Enxoval, com banheira, bolsas, lençol, toalha, roupas, cueiro, fraldas, sabonete e o kit de higiene pessoal para as mães. O benefício faz parte das ações da Semas e também foi entregue às demais crianças que estavam na Maternidade.

Humanização – Após todo acompanhamento realizado nas sessões de pré-natal, as gestantes que procuram o HMMPAB são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar formada por Enfermeiros, Fisioterapeutas, além de médicos Obstetra e Pediatra. Cada parto é analisado e as gestantes podem passar por exercícios com música e técnicas de partejamento que ajudam na dilatação e atividades com cromoterapia (efeito com luz para auxiliar nas etapas do parto). Em alguns casos também é feito o carimbo da placenta, que é uma lembrança que serve para eternizar o local de morada e ligação do bebê durante toda gestação. Essas técnicas são praxes do atendimento humanizado no HMMPAB

Semana do bebê – Até o dia 23 de setembro, as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social estarão envolvidas nas ações do evento, que tem o objetivo de pensar e avaliar as condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece aos bebês que nascem na cidade, e com essa avaliação melhorar os serviços.

“Nesta décima edição da Semana do Bebê será mostrada à comunidade um retrato dos avanços que a primeira infância conseguiu em todas as suas esferas de atendimento (saúde, educação e assistência social) e como estes influenciaram a qualidade dos serviços, programas e projetos alavancando os indicadores nacionais. A Semana do Bebê visa contribuir para que cada criança, em especial na Primeira Infância, seja prioridade absoluta nas políticas públicas do município no qual fazem parte. A estratégia desta Semana vem fortalecendo e contribuindo com os parceiros Governamentais estaduais, municipais, sociedade civil e organizações não governamentais que atuam e/ou estão sensibilizadas para a construção de pautas e ações que garantam direitos para a primeira infância”, comentou a articuladora do Selo Unicef em Cabedelo, Nadja Santos.

“Todas as ações previstas para a Semana foram pensadas com o intuito de avaliarmos as grandes conquistas que a primeira infância teve no período de dez anos em nossa cidade, revendo os seus desafios e ações que repercutiram de forma positiva nos indicadores sociais referentes a esse período da vida humana. A Semana do Bebê não é apenas um evento formal, ela traduz a mobilização dos principais agentes sociais na busca da melhoria da primeira infância.  O cuidar, o educar e o assistir são verbos que se unem para objetivar este momento que será ímpar para o município de Cabedelo”, finalizou Nadja.

Compartilhar