SEMANA DO BEBÊ:Bebê prefeito recebe chave da cidade para lembrar cuidados e atenção na primeira infância

Na semana dedicada às discussões acerca da primeira infância, Cabedelo ganhou uma “Bebê Prefeita”. Esta é uma condição simbólica outorgada à primeira criança nascida na cidade durante as comemorações da Semana do Bebê, evento realizado pela Secretaria da Educação (Seduc) em parceria com as Secretarias de Saúde (Sescab) e Assistência Social (Semas), iniciado na segunda (23) e que está em sua 7ª edição.

Sophia Vitória Alves da Silva nasceu nesta quarta-feira (25), às 21h57, pesando 3.635 kg, medindo 49,3 cm e, nesta quinta-feira (26), tornou-se, em solenidade realizada no Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB), o 3º “Bebê Prefeito” da cidade portuária. Na ocasião, recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito Vitor Hugo, além de outras lembrancinhas, patrocinadas pela unidade de saúde e organização da Semana do Bebê, e um kit enxoval cedido pela Semas.

A Semana do Bebê é uma campanha que visa chamar a atenção para os cuidados que um bebê tem que receber nos três primeiros anos de vida. Em Cabedelo, a iniciativa está em sua 7ª edição, que tem como tema “ Amor: o sentido para a vida dos bebês”.

“É um grande prazer homenagear essa família e continuar com esse trabalho realizado pela Secretaria de Educação, que incentiva o cuidado com a primeira infância. São vários setores da Prefeitura unidos em parceria para desenvolver diversas ações referentes à saúde, ao cuidado com primeira infância, não apenas na parte educativa, mas na saúde que, neste momento, está em primeiro lugar.”, destacou o prefeito Vitor Hugo.

A secretária de Educação, Márcia Oliveira, também presente no momento da homenagem, destacou o fato de ser a segunda menina que recebe o título na cidade portuária.

“É uma satisfação ter uma prefeita bebê na atual gestão, que valoriza a força feminina. Nós da Educação estamos juntos nesse apoio em consonância com a secretaria de Saúde que acompanha o crescimento dessas crianças para que  elas ingressem nas creches com um histórico de todo um cuidado direcionado, entrelaçando saúde e educação.”

O “Bebê Prefeito” é escolhido em um concurso oferecido no HMMPAB. Para receber a homenagem, a criança tem que nascer na cidade e a mãe ter realizado, pelo menos, oito atendimentos de pré-natal, além de ter tomado todas as vacinas e observado todos os cuidados durante a gestação.

Sophia Vitória é filha de Shirley Alves da Silva e Roberto Pereira da Silva, moradores do Portal do Poço, que receberam com grande satisfação essa homenagem.

“Foi emocionante ela ter esperado pra chegar nesse momento. Eu me surpreendi e com certeza será mais importante para pra ela no futuro. Agora ela não está entendendo nada, mas depois ela vai saber desse privilégio.”, disse Shirley.

Compartilhar