Semas lembra Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com caminhada pelas ruas da cidade

A Secretaria de Assistência Social (Semas) de Cabedelo celebrou, nesta sexta-feira (18), o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A data foi lembrada com a realização de uma caminhada, que percorreu as ruas da cidade portuária para chamar a atenção da sociedade para a causa.

A ação contou com a presença, além dos populares, de cerca de 100 pessoas, dentre usuários e profissionais dos serviços de proteção básica e especial. Munidos de cartazes com gravuras de flores, logomarca da campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, os participantes fizeram o percurso entre a sede do Creas, em Ponta de Matos, e a Praça Getúlio Vargas, no centro. Na chegada foi realizado um ato público com a participação do grupo de percussão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

“Estar presente a um evento como esse é uma forma de ressaltar a importância da população abrir sua mente contra a exploração sexual de crianças e adolescente. Nossas crianças merecem todo o respeito, pois o futuro do município e do país vem delas. Elas merecem nossa total atenção. Estou muito feliz com a iniciativa da Semas em lembrar e marcar essa data com representações dos trabalhos que realizamos junto a essa parcela da população”, declarou o prefeito Vitor Hugo.

Durante o percurso, os participantes lembravam, em palavras impressas, as formas de exploração e os motivos para a luta, e exigiram atenção e vigilância permanente às várias formas de exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes. Representações do Cras, do Creas, membros do Conselho de Direitos de Crianças e Adolescentes, do Conselho Tutelar, do Projeto Criança Feliz e dos Serviços de Convivência Reviver I e II se fizeram presentes à caminhada.

“A luta pela proteção integral a crianças e adolescentes faz parte da agenda permanente da assistência social em nosso país, e não poderia ser diferente em nosso município. Portanto, torna-se necessário não apenas lembrar a data, mas manter a atenção e, sobretudo, apoiar os órgãos e pessoas que lidam diretamente, dia a dia, com essa questão. Essa é uma data importante para lembrar que devemos lutar contra todo tipo de exploração contra crianças e adolescentes”, declarou a secretária da Assistência Social, Cynthia Denize Cordeiro.

Luta – Em 18 de maio celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. A data foi instituída pela Lei 9.970, de 17 de maio de 2000.

Nesse dia, entidades ligadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual. Todos os anos, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual realiza a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, com o objetivo de mobilizar a sociedade.

Secom Cabedelo

Compartilhar