Semob de Cabedelo divulga balanço de infrações registradas durante o feriadão de Nossa Senhora Aparecida

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cabedelo) divulgou, nesta quarta-feira (13), o balanço de infrações registradas durante o último feriadão, ocorrido do dia 09 ao dia 12, em alusão ao Dia de Nossa Senhora Aparecida.

De acordo com o órgão, no total, foram lavrados 289 autos de infração durante os quatro dias, sendo 166 por videomonitoramento e 123 pelas equipes distribuídas pelo Centro e praias do município. Vinte e seis infrações foram verificadas no dia 09; 21 no dia 10; 158 no dia 11; e 84 no último dia 12.

Entre as infrações mais comuns, registradas pela equipe de videomonitoramento, mais de 50% dos registros estão relacionados ao não uso do cinto de segurança, 27% referentes a transitar pela contramão, 13% relacionados a não utilização do capacete e 4% referentes a dirigir segurando o telefone celular.

Nas ruas, entre as infrações mais comuns foram estacionar em local proibido, com 43% dos registros; não uso do capacete (21% das notificações); Não uso do cinto de segurança (14% das infrações); e transporte de criança sem observância das normas de segurança ( 7% das infrações).

De acordo com o gerente operacional da Semob de Cabedelo, Elielson Cezário, o objetivo da divulgação dos dados é prevenir e coibir cada vez mais a prática de infrações no trânsito, conscientizando os condutores sobre a importância de adotar medidas simples que contribuem para resguardar a vida e a segurança dele e dos passageiros, além de garantir e possibilitar a fluidez e harmonia no trânsito, assim como o respeito entre condutores, com os pedestres e com os motociclistas.

“O nosso trabalho é com ênfase na segurança viária, realizando não apenas um trabalho repressivo, que é o de lavrar autos de infração, mas, principalmente, preventivo e educativo para a mudança de um comportamento mais responsável no trânsito”, informou.

Ações – Durante todo o feriadão, além das ações de fiscalização, a equipe da Semob-Cabedelo participou de algumas atividades com o objetivo de prevenir e conscientizar os condutores e a sociedade em geral, em relação aos acidentes de trânsito, especialmente envolvendo alcoolismo.

No sábado (08), em parceria com o Detran, a PMPB e a Guarda Civil Municipal de Cabedelo, aconteceu uma operação conjunta de fiscalização relacionada à Lei Seca, para inibir infrações de trânsito nas vias públicas. A ação ocorreu na praia Ponta de Campina, em Cabedelo. Na ocasião, foram abordados 80 veículos, entre eles 75 automóveis e cinco motocicletas. Além disso, foram realizadas 33 notificações e uma condução para a delegacia, em virtude de desacato.

Dando continuidade às atividades, na tarde do domingo (10), a equipe de educadores da Semob xde Cabedelo esteve na festa das crianças, organizada pela associação dos moradores, do bairro Renascer II, onde houve uma ação educativa voltada para o público infantil.

Durante a ação, as crianças foram orientadas sobre a importância da sinalização de trânsito, do papel do agente de trânsito e de como realizar a travessia com segurança na faixa de pedestre, além da distribuição de brindes. O evento foi promovido em alusão ao Dia das Crianças, comemorado na última terça-feira (12).

E para fechar a programação referente ao feriadão, a equipe deu todo o suporte à procissão, ocorrida na tarde desta terça (12), em alusão ao Dia de Nossa Senhora Aparecida.

Estrutura – A Semob de Cabedelo está localizada na BR-230, Km 7,5, Intermares e dispõe de um efeito composto por 20 agentes, além de duas viaturas e quatro motocicletas. As equipes trabalham em regime de escala nos três turnos. Além da fiscalização, in loco, nas ruas, as inspeções das infrações também ocorrem por meio do videomonitoramento com 32 câmeras espalhadas por todo o município.

O telefone do órgão para o cidadão obter mais informações é o 0800 281 0830 ou pelo WhatsApp 99406-0348 ou ainda por meio do instagram: @semob.cabedelo.

Compartilhar