Semob de Cabedelo realiza mais uma ação educativa com motoristas profissionais e motociclistas

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cabedelo realizou, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito, uma ação educativa voltada para motoristas profissionais. A atividade, que aconteceu nesta quarta-feira (21), fez parte de uma série de programações em alusão à Semana Nacional de Trânsito (SNT) e ocorreu em pontos estratégicos, situados em Intermares e no Centro do município.

Na ocasião, foram realizadas adesivagem, além de abordagens e entrega de materiais educativos aos motociclistas e motoristas que exercem atividade remunerada nos veículos.

A SNT acontece, anualmente, em todo o país, do dia 18 a 25 de setembro, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 326. Neste período, são realizadas ações educativas e de conscientização com pedestres, ciclistas, motoristas, motociclistas e passageiros, com o objetivo de contribuir para a harmonia no trânsito, além de resguardar a vida humana, já que os acidentes de trânsito constituem uma das maiores causas de morte no mundo. Neste ano, o tema abordado na campanha é: “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”.

O gerente de trânsito da Semob de Cabedelo, Hewerton Castro, destacou que a ação foi realizada diretamente com motoristas da Secretaria de Transporte do município, de transporte complementar por aplicativo, taxistas, além de motociclistas.

“Foi uma excelente oportunidade para dialogarmos com esse público. O objetivo principal foi orientá-los sobre a importância e a responsabilidade deles no trânsito, além de relembrarmos algumas normas importantes a exemplo, de não exceder a lotação do veículo, evitar o uso do celular ao volante, não ingerir bebidas alcóolicas antes de dirigir, além de outras medidas de segurança que garantem a segurança e fluidez do trânsito nas vias públicas”, informou.

De acordo com a Educadora de Trânsito da Semob-Cabedelo, Giselle Celusso, “o objetivo de ações educativas como essa é mudar comportamentos, incentivar a boa conduta, o respeito às leis, a prática da cidadania e o respeito mútuo entre pedestres, motociclistas e motoristas para a construção de um trânsito mais saudável e sustentável”.

O presidente da Associação de Transporte complementar por aplicativo de Cabedelo, Marx Alfredo, parabenizou a equipe da Semob pela iniciativa.

“Os motoristas estão à disposição do município, no sentido de cooperar e fazer cumprir a lei, além de redobrar o cuidado e a atenção para evitar acidentes, tendo convicção da responsabilidade que devem ter ao volante”, afirmou.

Dados – Na Paraíba, de janeiro até agora, mais de 9,6 mil acidentes foram registrados, envolvendo motociclistas, sendo destes 462 óbitos. Além disso, em Cabedelo, 495 autos de infração foram registrados em relação ao uso do celular ao volante.

 

Compartilhar