Serviço de Curativos Especiais da Policlínica de Cabedelo oferece cuidados especializados no tratamento de feridas

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Saúde (Sescab), dispõe de um setor especializado no tratamento e acompanhamento dos mais diversos tipos de lesões: superficiais, complexas, agudas e crônicas.

O serviço, que funciona na Policlínica Municipal Leonard Mozart desde 2020, conta com profissionais especializados e é equipado com os mais modernos tipos de curativos especiais, como Alginato de Cálcio e Sódio, Alginato com Prata, Hidrogel e Hidrocolóide, Espuma Poliuretano, Oléo AGE Essencial, Terapia Compressiva entre outras coberturas de ultima tecnologia. A sala chega a atender cerca de 30 procedimentos ao dia, mantendo uma média mensal em torno de 400 atendimentos.

O setor oferece tratamento para os casos de feridas superficiais, que são aquelas que atingem apenas as camadas superficiais da pele, como epiderme e derme superficial ou intermediária; e as chamadas feridas profundas, aquelas que atingem níveis mais profundos da pele, como a derme profunda, tecido adiposo, fáscias, tendões, músculos, ossos, cartilagens e ligamentos.

O Serviço de Curativos Especiais é referência no tratamento de feridas complexas, crônicas e de difícil solução. O setor disponibiliza tratamento avançado em lesões venosas, arterial, diabética, queimaduras, cirúrgicas, deiscências, traumáticas, oncológicas, difundindo ainda ações educativas.

O secretário da saúde, Murilo Suassuna, destacou a excelência do serviço, que visa oferecer qualidade de vida aos pacientes.

“Nosso objetivo ao colocarmos esta sala à disposição da população foi retomar um serviço de grande importância para aqueles que, por acaso, venham a necessitar dos cuidados aqui oferecidos. Aqui eles contam com todos os insumos necessários e acompanhamento para que obtenham uma boa recuperação. A sala mantém uma média de atendimentos considerável, constituindo-se num importantíssimo auxílio para os pacientes”, afirmou.

O setor de Curativos Especiais funciona de segunda à sexta-feira, das 07h às 10h30 e de 13h às 16h. Para acessar o tratamento, o paciente de primeira vez deve procurar o serviço com cartão do SUS de Cabedelo e encaminhamento pelo seu PSF ou Hospital, em caso de pacientes que receberam o cuidado pela comissão de pele hospitalar e seguiram para alta ambulatorial.

Compartilhar