Serviços e ações em prol da saúde bucal marcam a atuação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em Cabedelo

Prestar atendimento especializado na área de odontologia, visando garantir a saúde bucal da população. Este é o objetivo do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Cabedelo, serviço que segue as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal e desenvolve localmente uma série de atividades destinadas a garantir o acesso dos cidadãos aos cuidados da especialidade médica.

O Centro realiza em média 180 procedimentos semanais e presta serviços especializado numa das áreas de maior carência entre a população brasileira. Dos 720 atendimentos mensais realizados pelo CEO, destacam-se serviços como a exodontia, endodontia, manutenção de aparelho ortodônticos, radiografia periapicais e restaurações em geral.

Localizado à Rua São Sebastião, S/N, em Camalaú (vizinho à Policlínica), o CEO atende à população gratuitamente, através de encaminhamento nas UBS. O Centro oferece serviços de cirurgia buco maxilofacial, radiologia, periodontia, odontopediatria, ortodontia, clínica geral, endodontia, prótese.

O CEO funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e das 13h às 19h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3250.3104.

Ações – Ao lado da rotina de atendimento à demanda espontânea, o Centro também desenvolve e se engaja em ações de atendimento à comunidade, como a distribuição de próteses para o público feminino – através do projeto Resgatando Sorrisos, em parceria com a Secretaria da Mulher – , e o CEO itinerante. As iniciativas têm por objetivo tornar o serviço mais conhecido, bem como proporcionar o acesso da população aos serviços oferecidos.

No primeiro caso, o projeto Resgatando Sorrisos, em parceria com a Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, a ação elegeu como público-alvo as mulheres para acesso à prótese dentária, sendo uma iniciativa que se desenvolve ao lado do atendimento voltado para todos os públicos A meta era promover o resgate de 50 sorrisos por mês.

Já o CEO Itinerante é uma ação elaborada com o objetivo de facilitar o acesso das comunidades mais carentes aos serviços disponibilizados pelo setor. A estratégia é promover a visitação aos bairros cidade para levar serviços especializados em odontologia, no sentido de captar usuários, realizar avaliações in loco, verificar a necessidade de cada paciente e fazer a marcação para que eles possam comparecer ao CEO para realizar os  procedimentos

CEO – Os CEO’s passaram a existir após a emissão da Portaria Nº 599, de  23 de março 2006, que definiu a implantação de Especialidades Odontológicas (CEOs) e de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPDs), assim como estabeleceu os critérios, normas e requisitos para seu credenciamento.

A iniciativa emergiu da necessidade de cadastrar e credenciar uma rede assistencial consistente para produção de serviços odontológicos especializados consoante as diretrizes da Política Nacional.

 

Compartilhar