A Unidade de Saúde da Família (USF) João Borges, em Campina da Vila, foi a primeira a receber os computadores e a tecnologia para a implantação do Prontuário Eletrônico Cidadão (PEC). O software vai armazenar todas as informações clínicas e administrativas do paciente, informatizando, agilizando e otimizando o atendimento ao cidadão.
Todas as USFs de Cabedelo estão se preparando para receber o PEC, uma prerrogativa do Ministério da Saúde. A aquisição dos equipamentos e o treinamento dos profissionais que vão manusear a tecnologia ficaram sob a responsabilidade da empresa CBA Tech.
Com o PEC, os dados de atendimento do paciente, como prescrição de medicamentos, exames e consultas ficarão registrados nacionalmente e poderão ser consultados em qualquer Unidade Básica de Saúde do país.
“Investir em saúde também é investir em tecnologia. E essa que está chegando em Cabedelo é uma das mais modernas, e vai proporcionar eficácia e agilidade no atendimento em saúde aos cidadãos. Investimentos como esses mostram o interesse e, principalmente, o compromisso e responsabilidade da gestão atual com a saúde do nosso povo e com os profissionais que zelam e trabalham por ela”, destacou o secretário de Saúde Murilo Wagner Suassuna.
Treinamento – Todas as 22 UBSs de Cabedelo receberam os kits, compostos por 5 notebooks e 2 impressoras, além de 7 tablets para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de cada unidade.
Ao todo, foram treinados 110 profissionais de saúde, entre enfermeiro, médico, dentista, auxiliar/técnico em saúde bucal, auxiliar/técnico em enfermagem, recepcionista. Cento e treze ACSs também foram capacitados para o uso da ferramenta.
A capacitação contou com uma parte expositiva e outra prática para os profissionais começarem a se familiarizar com o sistema.
Secom Cabedelo