Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Secom

Tratamento de lesão de pele em pacientes aplicado em Cabedelo é destaque nacional

Cabedelo se destaca, mais uma vez, pelo atendimento humanizado e eficiente na área de saúde. Desta vez, a cidade foi destaque durante o Fórum de Infecção e Ação Combinada por desempenhar tratamento eficaz aos pacientes portadores de lesão em estado de risco e infecção. A cidade foi representada pelo Setor de Comissão de Pele, vinculado […]

18/01/2023 12h41 Atualizado há 3 semanas atrás

Cabedelo se destaca, mais uma vez, pelo atendimento humanizado e eficiente na área de saúde. Desta vez, a cidade foi destaque durante o Fórum de Infecção e Ação Combinada por desempenhar tratamento eficaz aos pacientes portadores de lesão em estado de risco e infecção.

A cidade foi representada pelo Setor de Comissão de Pele, vinculado à Secretaria de Saúde, e se consagrou entre as 10 melhores caso mais bem avaliados em nível nacional, alcançando a 7ª posição entre os participantes.

Nesta quarta-feira (18), a equipe da Sescab recebeu o prêmio pelas mãos de Karina Lopes e Priscila Martins, respectivamente representante comercial e gerente regional da Urgo Medical – Realing People – empresa referência internacional no tratamento de feridas e que promove essa premiação desde o ano 2021.

“Foi um processo de trabalho que houve um investimento financeiro e também um investimento em capacitação. Hoje temos uma equipe de profissionais em curativos especiais com uma abordagem de capacitação reconhecida no estado e nacionalmente. O maior prêmio hoje é reconhecer a capacidade técnica desses profissionais, pois nós temos os equipamentos, os curativos – alguns até com valor bem expressivos – mas se não tivermos o profissional capacitado e reconhecido a gente não vai muito além. A premiação é para eles que tiveram essa conquista e para população que recebe uma prestação de serviço de qualidade”, ressaltou o secretário de Saúde, Murilo Suassuna.

Na Paraíba, foram certificados os municípios de Cabedelo e Campina Grande. “A gente fez essa seleção porque visualizamos que o município se importa com os pacientes, com o tratamento de feridas e por usar uma tecnologia que beneficia o tempo de cicatrização e propicia a alta precoce dos pacientes. Cabedelo então já é referência a nível nacional com excelência nesse tratamento” afirmou Priscila Martins.

Durante a solenidade de premiação, que foi recebida pelo secretário Murilo Suassuna e pela gerente de enfermagem Ayala Dornelas (Comissão de Pele), também foi realizado um estudo de casos apresentados pelos enfermeiros Eudes Oliveira, Simone Rodrigues e Elizabete Santos.

“Em 2022 implantamos o uso da ação combinada em nossos pacientes e com os resultados que foram apresentados e já alcançamos a sétima colocação no ranking nacional. Estamos felizes pela confiança e por proporcionar qualidade de vida e cura aos nossos pacientes. Vamos seguir qualificando toda equipe para alcançar um serviço de excelência e galgar melhores resultados ainda”, destacou a enfermeira Ayala Dornelas, uma das responsáveis pelo projeto.

Curativos especiais –  A PMC, por meio da Sescab, dispõe de um setor especializado no tratamento e acompanhamento dos mais diversos tipos de lesões: superficiais, complexas, agudas e crônicas.

O serviço, que funciona na Policlínica Municipal Leonard Mozart desde 2020, conta com profissionais especializados e é equipado com os mais modernos tipos de curativos especiais, como Alginato de Cálcio e Sódio, Alginato com Prata, Hidrogel e Hidrocolóide, Espuma Poliuretano, Oléo AGE Essencial, Terapia Compressiva entre outras coberturas de última tecnologia. A sala chega a atender cerca de 30 procedimentos ao dia, mantendo uma média mensal em torno de 400 atendimentos.

O setor oferece tratamento para os casos de feridas superficiais, que são aquelas que atingem apenas as camadas superficiais da pele, como epiderme e derme superficial ou intermediária; e as chamadas feridas profundas, aquelas que atingem níveis mais profundos da pele, como a derme profunda, tecido adiposo, fáscias, tendões, músculos, ossos, cartilagens e ligamentos.

O Serviço de Curativos Especiais é referência no tratamento de feridas complexas, crônicas e de difícil solução. O setor disponibiliza tratamento avançado em lesões venosas, arterial, diabética, queimaduras, cirúrgicas, deiscências, traumáticas, oncológicas, difundindo ainda ações educativas.

O setor funciona de segunda à sexta-feira, das 07h às 10h30 e de 13h às 16h. Para acessar o tratamento, o paciente de primeira vez deve procurar o serviço com cartão do SUS de Cabedelo e encaminhamento pelo seu PSF ou Hospital, em caso de pacientes que receberam o cuidado pela comissão de pele hospitalar e seguiram para alta ambulatorial.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade