URBANIZAÇÃO DO POÇO Bairro ganha mais um espaço público para lazer e segurança dos moradores

Denominado Geraldo Smith, o local foi entregue nesta sexta-feira (16)

A Prefeitura Municipal de Cabedelo entregou, nesta sexta-feira (16), a primeira etapa de um novo espaço público para os moradores do bairro do Poço.

A via pública, chamada de Travessa Luna, tem interligação com as ruas Otavio Novais (Interseção Sul) e a Santa Cavalcante. O local recebeu o nome de Espaço público Geraldo Smith (in memoriam), em homenagem ao antigo morador, grande entusiasta e divulgador do bairro.

Ao todo, foram investimentos pouco mais de R$ 415 mil (verba federal e contrapartida municipal) na urbanização do local, que conta, agora, com infraestrutura para contemplação e acesso a faixa de areia, passeio público, faixa de ciclismo, além da manutenção da jardinagem, paisagismo, arborização e preservação do meio ambiente.

“Esta é uma justa homenagem ao patriarca da família Smith, que é tradicional aqui neste bairro. Os moradores desta área me cobravam muito esta obra, e com razão! Estamos muito felizes com a inauguração desta etapa e, de imediato, iremos fazer a segunda com recursos próprios. Também iremos construir todo banco de contenção em concreto; a instalação de parapeitos, guarda-corpos e corrimãos em madeira; a construção de ilhas em intertravados para comerciantes locais que tenham concessão; o acabamento dos gabiões; e ainda a instalação das escadas de acesso à praia. É importante que toda obra desta gestão seja finalizada com qualidade para que toda área seja valorizada e que os moradores tenham orgulho. Essa urbanização, além de ofertar qualidade de vida, vai atrair os turistas e também os grandes investidores. Isso aqui é desenvolvimento e também é segurança. Por isso a cidade não para de crescer”, destacou Vitor.

O secretário de Infraestrutura de Cabedelo, Ubiraci Santos, ressaltou o progresso avançando na cidade com a realização de várias obras. “Cabedelo literalmente se tornou um canteiro de obras. Essa, em especial, vem também para alavancar o turismo da nossa cidade mas, principalmente, trazer mais qualidade de vida para nossa população. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos nesta realização”.

Além do Espaço Público Geraldo Smith, que será finalizado com obras complementares, o bairro do Poço já conta com outra área ampla de lazer, que é o Largo de Nazaré. O espaço recebeu drenagem, pavimentação, passeio em bloco intertravado, ciclovia e execução do muro de contenção.

Homenagem póstuma – Dentre as autoridades e as pessoas que foram prestigiar a inauguração da obra estavam vários familiares de Geraldo Smith – o morador homenageado pela Prefeitura.

O artesão, carnavalesco e compositor Fábio Smith, além de agradecer à gestão, fez um discurso emocionado sobre a história do pai e sobre a relação de amor e dedicação que ele tinha com a Praia de Poço.

“A minha família se sente honrada e feliz pela escolha do nome do nosso patriarca para denominar este valioso espaço público. Meu pai nasceu em 1923 e chegou aqui em 1948. Nós nascemos e fomos criados aqui nessa praia há mais de 70 anos. Nessa rua, na esquina, numa casinha de palha, ele criou seis filhos… Ele amava a Praia do Poço, assim como nós aprendemos a amar. E foi preciso esperar 70 anos pra poder ver essa rua ser calçada. Isso só vem demonstrar o zelo e o carinho que o atual prefeito tem pela cidade de Cabedelo. Cabe a nós moradores desfrutar e cuidar desse maravilhoso espaço”, concluiu Smith.

Compartilhar