Zoonose firma parceira com canil da Polícia Militar para prevenção e combate ao Calazar

Iniciativa também prevê o combate a diversas outras doenças no município

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Coordenação Municipal de Controle de Zoonoses, realizou, nesta quarta-feira (26), uma ação junto ao canil do Polícia Militar da Paraíba (PMPB), instalado na 6ª.Companhia Independente da PM.

Foram realizados exames de Leishmaniose, doença conhecida popularmente como Calazar, nos 28 animais que se encontram em serviço na Companhia.

“Estamos tentando diagnosticar uma zoonose de importância clínica imensa em nosso município, e ainda assistindo o batalhão e os cães de trabalho que ajudam a manter a sociedade com mais segurança. Além disse, estamos trazendo mais tranquilidade na lida com os cães, tendo em vista que a presença dos mosquitos e de animais infectados são um alto risco à saúde da população e dos policiais.”, destacou o coordenador da Zoonoses, Rodrigo Guimarães”,

A ação foi o início de uma parceria interinstitucional que prevê o estabelecimento de colaborações mútuas para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya; e ao Flebotominio, vetor de transmissão da Leshmania.

“Nesse momento disponibilizamos os serviços da zoonoses municipal para auxiliar à Companhia instalada em nossa cidade no que for preciso. É o princípio de uma parceria que terá sequência em outras ações necessárias a preservação da saúde da corporação e de toda a população de Cabedelo”, concluiu.

Compartilhar